quinta-feira, 13 de março de 2014

10 coisas que você precisa saber sobre a cirurgia bariátrica



1 - Gastroplastia, também chamada de Cirurgia Bariátrica, Cirurgia da Obesidade ou ainda de Cirurgia de redução do estomago, é, como o próprio nome diz, uma plástica no estômago (gastro = estômago, plastia = plástica), que tem como o objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado.

2 - Esse tipo de cirurgia está indicado, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) para pacientes com IMC acima de 35 Kg/m², que tenham complicações como apneia do sono, hipertensão arterial, diabetes, aumento de gorduras no sangue, problemas articulares, ou pacientes com IMC maior que 40 Kg/m², que não tenham obtido sucesso na perda de peso com outros tratamentos.

3- Existem três tipos básicos de cirurgias bariátricas. As cirurgias que apenas diminuem o tamanho do estômago, são chamadas do tipo restritivo (Banda Gástrica Ajustável, Gastroplastia vertical com bandagem ou cirurgia de Mason e a gastroplastia vertical em “sleeve”). A perda de peso se faz pela redução da ingestão de alimentos. Existem, também, as cirurgias mistas, nas quais há a redução do tamanho estomago e também um desvio do trânsito intestinal, havendo desta forma, além da redução da ingestão, diminuição da absorção dos alimentos. As cirurgias mistas podem ser predominantemente restritivas (derivação Gástrica com e sem anel) e predominantemente disabsortivas (derivações bileopancreáticas).

4- Apesar de cada caso precisar ser avaliado individualmente, a todos aqueles irão realizar a cirurgia devem ser submetidos a uma avaliação clínico-laboratorial a qual inclui além da aferição da pressão arterial, dosagens da glicemia, lipídeos sanguíneos, e outros exames sanguíneos, avaliação das funções hepática, cardíaca e pulmonar. A endoscopia digestiva e a ecografia abdominal são importantes procedimentos pré-operatórios. A avaliação psicológica também faz parte dos procedimentos pré-operatórios. Pacientes com instabilidade psicológica grave, portador de transtornos alimentares (como, por exemplo, bulimia), devem ser tratados antes da cirurgia.

5- Na maioria dos casos, com a cirurgia bariátrica, além de perder grande quantidade de peso, o paciente tem os benefícios da melhora, ou mesmo cura, do seu diabetes, controle da pressão arterial, dos lipídeos sanguíneos, dos níveis de ácido úrico, alívio das dores articulares.

6- Do ponto de vista nutricional, os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica deverão ser acompanhados por longo tempo, com objetivo de receberem orientações específicas para elaboração de uma dieta qualitativamente adequada. Quanto mais disabsortiva for a cirurgia, maior a chance de complicações nutricionais, como anemias por deficiência de ferro, de vitamina B12 e/ou ácido fólico, deficiência de vitamina D e cálcio e até mesmo desnutrição, nas cirurgias mais radicais. Reposições vitamínicas são feitas após a cirurgia e mantidas por tempo indeterminado. A diarreia pode ser uma complicação nas cirurgias mistas, principalmente na derivação bileopancreática.

7- A adesão ao tratamento deverá ser avaliada, uma vez que pacientes instáveis psicologicamente podem recorrer a preparações de alta densidade calórica, de baixa qualidade nutricional, que além de provocarem hipoglicemia e fenômenos vasomotores (sudorese, taquicardia, sensação de mal-estar), colocam em risco o sucesso da intervenção à longo prazo, porque reduzem a chance do indivíduo perder peso.

8 - A cirurgia antiobesidade é um procedimento complexo e apresenta risco de complicações. A intervenção impõe uma mudança fundamental nos hábitos alimentares dos indivíduos. Portanto, é primordial que o paciente conheça muito bem o procedimento cirúrgico e quais os riscos e benefícios da cirurgia. Desta forma, além das orientações técnicas, o acompanhamento psicológico e o apoio da família são aconselháveis em todas as fases do processo.

9 - Em alguns casos, uma cirurgia plástica para retirada do excesso de pele é necessária. A mesma poderá ser feita quando a perda de peso estiver totalmente estabilizada, ou seja, depois de aproximadamente dois anos.

10 - Mulheres que realizam cirurgia bariátrica devem aguardar pelo menos 15 a 18 meses antes de engravidar. A grande perda de peso logo após a cirurgia pode prejudicar o crescimento do feto.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Comparando as calorias do alimento


Malhar em jejum, mito ou verdade?


Bacaníssima coluna do Marcio Atalla sobre mitos comuns relacionados ao emagrecimento.
Você acha que malhar em jejum é bom?
Acha que suar bastante é sinal de que está emagrecendo?
E caminhar, emagrece, afinal?

Malhar em jejum emagrece
Mito perigoso

Ao levantar, normalmente um pessoa está há oito horas sem comer e com a taxa de glicose bem baixa no sangue. Com a glicose baixa, e para todas as atividades físicas, de tomar banho a malhar, o corpo deverá se alimentar de outra fonte de energia e, antes de escolher a gordura, foca na massa muscular. A pessoa acaba perdendo massa muscular sem perder gordura. E pode até desmaiar. Antes de malhar, coma uma fonte de carboidrato leve, uma fruta, um suco ou um pedacinho de pão. E, ao longo das duas horas posteriores à atividade, faça uma refeição mais completa. Essas horas são as mais importantes para se alimentar. É nesse momento que seu metabolismo está acelerado, hora certa de repor os carboidratos, proteínas e boas fontes de gorduras (como azeite, castanha e leite desnatado), perdidos durante o exercício.

Suar significa emagrecer
Mito molhado

"Eu vejo gente que coloca roupas super pesadas para transpirar mais durante o exercício, pensando que isso ajuda a emagrecer", diz Atalla. Pelo contrário: a pessoa vaidesidratar, cansar-se mais rapidamente, fazer menos atividade física porque vai parar antes do que deveriae o resultado só piora. Da mesma forma, medicamentos diuréticos, que aceleram a eliminação da água do corpo através da urina, fazem perder até 2kg. No dia seguinte, a pessoa que ingeriu o remédio repõe naturalmente esses quilinhos apenas com as refeições tradicionais. Pior: os diuréticos fazem o corpo perder muitos sais minerais, causando um desequilíbrio de cálcio e potássio que é muito perigoso. "E começa a ficar mais perigoso ainda em mulheres perto dos 40 anos, próximas à menopausa. Perder cálcio pode levar à osteoporose", afirma o especialista.

Caminhar emagrece
Mito leve

Não é o simples fato de caminhar que faz emagrecer e eliminar gorduras, mas o ritmo correto da caminhada. Se a pessoa consegue caminhar e conversar, está muito leve. Por outro lado, se ela não consegue trocar nenhuma frase com outra pessoa, a caminhada está muito pesada. O ideal é que ela não esteja tão confortável a ponto de não  conseguir conversar e nem tão ofegante que não consiga falar direito. Outro detalhe é o tempo. Indica-se ao menos 30 minutos de caminhada porque, a partir do vigésimo minuto, a gordura passa a ser fonte primária da queima de energia no exercício físico. "Uma boa dica é da OMS: acumular 150 minutos durante a semana, ou 30 minutos por cinco dias", afirma Atalla.

7 mitos sobre emagrecer com exercícios físicos

Adoro! :D (Tirando todos os erros do repórter... rs) Pra ler sobre os outros 4 mitos que as pessoas teimam em perpeturar, clique no link acima. Subir escadas é outro, viu? A menos que você JÁ TENHA um super condicionamento físico, porque "frequência alta não é eficiente para perder gordura".

Eu não sou assim, eu ESTOU assim

Gente, tenho me olhado em tudo que é superfície que reflete. Andando na rua, me olho em todas as vitrines, espelhos, tudo, enquanto estou passando. É que me vejo de lado e agora que eu tô ENXERGANDO o tamanho do meu problema. Antes, eu não olhava, ignorava, nem aí. Mas agora eu tô podendo olhar e tô de boa porque estou me enxergando OBJETIVAMENTE, sem chororô. É um fato. Eu me sinto um fato gordo. ESTOU assim, mas NÃO SOU assim. A modelo virtual é muito fiel a esse fato e eu coloquei ela de lado de propósito quando fiz. Olhem pro braço. Tanto na modelo quanto em mim de verdade, você precisa de uns três braços pra dar conta dessa barriga de lado. Isso é quase uma morte anunciada pra mim. Fato médico e histórico familiar também, mas nem vou entrar nesse assunto, não precisa. 



Não sei quando vou querer tirar novas medidas, o que importa (de novo, mais relevante que os números) é o que eu vejo e o que as minhas roupas me dizem -- os dois não mentem e são tão precisos quanto a fita métrica. Mesmo tendo perdido 10kg até aqui, eu ainda estou e me sinto extremamente gorda pro meu biotipo . Meus joelhos ainda dóem com um simples caminhar daqui até ali.

Já estou mais leve e já posso recomeçar uma rotina moderada de exercícios que me ajude a queimar toda essa gordura. É questão de dias.  Já peguei minha agenda onde anotava tudo numa tabelinha e realmente é muito gostoso ver a evolução conforme o tempo passa.
De sabores doces, vou manter as frutas, iogurtes, sucos, gelatina, chocolate com 70% de cacau ou mais e, agora no verão, picolés, sovetes e sorbets de frutas que forem light ou diet. O resto, posso e quero passar sem.

EStá sendo muito difícil essa transição de dieta líquida para  dieta pastosa... muito mesmo,  não tenho conseguido comer... por exemplo, já foi liberado purê com carne moída, mas não consigo comer, dói horrores e parece que está rasgando tudo. Cheguei a vomitar de tanta dor, acho que eu entalei com um pedacinho de carne móida.. Quem disse que seria fácil?

Mas... foco nos resultados!!


Como colocar a barrinha de peso no seu blog

Parece bobagem e ridiculamente fácil, mas nem todo mundo sabe inglês e nem todo mundo entende como funciona tudo. Então, aqui vai um passo a passo de como adicionar a barrinha de peso ao seu blog e como mantê-la atualizada depois.
É uma delícia ver nosso peso diminuir mes-mo! :D

Vamos fazer uma barrinha no site Ticker Factory.


A primeira coisa é escolher a barrinha. Vai clicando nos números pra ver mais opções até achar a que mais gostou. Sempre clique nos números pra ir e voltar entre os designs! Selecione a barrinha escolhida e só aí clique NEXT.


Agora escolha o ponteiro -- joaninha, sapatinho, balança, etc. Vai clicando nosnúmeros até achar o que mais gostou. Selecione e clique NEXT.

Agora vamos configurar a barrinha.


Setup (Configuração)
Necessário preencher!

Choose a Password/Pin
Coloque aqui uma senha de 4 dígitos -- simples e fácil de lembrar.
Importante! Você vai precisar dessa senha pra atualizar seu peso ou terá que fazer uma nova barrinha toda vez.

Privacy
Escolha quem pode ver seus dados: só você (private data) ou todo mundo na net (public data). Atenção, isso não quer dizer quem pode ver sua barrinha, mas sim todo seu histórico de pesagens sempre que você atualizar. Se não quiser que todos vejam, escolha private data.

Track
1ª opção, weight change (mudança de peso), mostra a evolução do seu emagrecimento sem revelar o seu peso, ou seja, mostra apenas quantos quilos você já eliminou e quanto falta pra chegar lá.
Obviamente, se você escolheu public data acima, a barrinha não vai mostar seu peso, mas qualquer um que clicar nela no seu blog verá todo seu histórico de pesagens. Então, se preferir esta barrinha, escolha também private data acima.
2ª opção, weight (peso), mostra a evolução do seu emagrecimento e o seu peso. Esta é a barrinha mais usada na blogosfera light.
A 3ª opção, waist (cintura), é pra quem quiser registrar só as medidas da cintura diminuindo.

Weight Measurements (Medidas do seu peso)
Necessário preencher!
Importante! Lembre-se sempre de colocar ponto (e não vírgula) quando o peso não é redondo. Exemplo: 85.6 (não escreva kg).

Weight Units
Selecione kilograms pro seu peso ser medido em quilos.

Your target weight
Coloque aqui sua meta, quanto você quer pesar!

Your starting weight
Seu peso inicial, o peso que você tinha (ou tem) ao iniciar seu emagrecimento.

Your current weight
Seu peso atual! Não faz mal se for igual ao peso inicial acima. A idéia é evoluir!

Weight Date
data do peso atual!
Não é necessário preencher. Mas preencha se quiser que o site gere um gráfico e mantenha um histórico atualizado pra você.
Importante! Coloque a data no formato mês/dia/ano usando 2 dígitos pra mês e dia e 4 dígitos pro ano. Exemplo: 01/31/2010 (hoje).

Waist Measurements (Medidas da sua cintura)
Pule essa parte, ela é só pra quem escolheu a 3ª opção no início, a da cintura. Mas vou explicar mesmo assim.

Waist Units
Selecione metric/SI pra medir sua cintura em centímetros.
Your target waist
Coloque aqui quanto você gostaria de ter de cintura.
Your starting waist
A medida da sua cintura quando você começou o emagrecimento.
Your current waist
A medida atual da sua cintura.

Body Mass Index/BMI (Índice de Massa Corporal/IMC)
Preenchimento opcional, mas é bacana ver nosso IMC diminuindo!

Height Units
Selecione metric/SI.

Your Height
Coloque a sua altura.

Quando acabar de preencher tudo, clique NEXT.

Está pronta! :)

Importante! Clique com o botão direito do mouse no endereço da barrinha e adicione aos seus favoritos. Você precisará dele pra atualizar!


Nessa tela, você pode ajustar o tamanho da barrinha e a cor de fundoEscolhasmall (pequena) se quiser colocar na barra lateral do seu blog (como eu faço).Escolha dark (fundo escuro) caso a cor de fundo do seu blog seja assim.
Se não gostou do visual da sua barrinha e quiser mudar o design ou remover o IMC (que aparece acima dela), clique BACK. Faça os ajustes necessários e vá clicando NEXT até chegar nessa tela outra vez.
Caso esteja tudo certo, vamos prosseguir e adicionar ao blog!


Selecione o código HTML e copie (CTRL+A e CTRL+C).
Depois, cole no seu blog (CTRL+V).

Se o seu blog está no Blogger/Blogspot, faça assim: vá em Painel » Layout »Adicionar um Gadget » HTML/JavaScript.


Agora CTRL+V! Cole o código HTML da barrinha e clique SALVAR.

Se sua barrinha é grande, basta arrastar o gadget com o mouse pra cima ou pra baixo das postagens (em layout do blog) e depois clique em SALVAR.

Agora que já colocou a barrinha no blog, como atualizar?
Clicando nela ou indo naquele endereço que você adicionou aos favoritos.
Lembre-se da senha!


Para atualizar o peso
Senha, clique Edit/Update Weight Data, atualize os campos Your current weight (peso atual) e Weight date (data do peso atual) e clique NEXT. Pronto! Não precisa fazer mais nada. Seu novo peso já vai aparecer no seu blog.

Para mudar o visual da barrinha
Senha, clique Edit Style, atualize (como já explicado no início desse tutorial) e clique NEXT até ver sua nova barrinha. Pronto! Também não precisa fazer mais nada. O novo visual já estará no seu blog.

Importante! As atualizações serão feitas sempre no Ticker Factory, não será mais necessário mexer no blog. Só se você alterar tamanho ou cor de fundo, aí sim terá de copiar e colar um novo código HTML no seu blog.

Outra coisa que você pode fazer nessa tela de atualização é mexer no seuhistórico de pesagens. Vamos supor que você está fazendo sua barrinha hoje, mas já perdeu peso! Nesse nosso exemplo, o peso inicial era 96kg e o atual, 83.4kg. Veja que no histórico não aparece os 96kg, mas eu posso adicioná-lo agora!

Bem abaixo do histórico, clique Add Past Data (adicionar dados anteriores).


Preencha a data do seu peso inicial, seu peso inicial e clique Add. Pronto!

Veja que na próxima tela já aparece um gráfico! Daí em diante, sempre que você atualizar seu peso atual e data, o gráfico irá mostrar seus progressos e jacadas -- que elas sejam poucas! rs


Se quiser colocar também esse gráfico no seu blog, clique logo abaixo dele, onde diz "Add Your Graph to your Blog, web page, post"... Copie e cole o código HTML no seu blog exatamente como fez com a barrinha, ok? É o mesmo processo (explicado acima) e você só precisa fazer uma vez, as atualizações aparecem automaticamente.

Bem, espero que esse tutorial ajude muitas blogueiras.
Se ficou alguma dúvida, pergunte nos comentários.
E SUCESSO pra todas nós! :D

Reeducação alimentar



DIETA PRÉ CIRÚRGICA
  • DIA 18/02: Dieta sem resíduos sólidos: isto é sem leite e derivados e sem fibras(sem frutas, sem verduras). Não ingerir bebeidas alcóolicas e nem gaseificadas. O QUE PODE COMER: Arroz branco, pães brancos, massas, purê sem leite, polenta, molhos coados, carnes magras, caldo de feijão coado, sucos coados ou concentrados, blanquet de peru ou chester, biscoito água e sal, gelatina, picolé de fruta, margarina e geléia, mel, ovo cozido.

  • DIA 19/02: Dieta sem resíduos sólidos: isto é sem leite e derivados e sem fibras(sem frutas, sem verduras). Não ingerir bebeidas alcóolicas e nem gaseificadas. O QUE PODE COMER: Arroz branco, pães brancos, massas, purê sem leite, polenta, molhos coados, carnes magras, caldo de feijão coado, sucos coados ou concentrados, blanquet de peru ou chester, biscoito água e sal, gelatina, picolé de fruta, margarina e geléia, mel, ovo cozido.

  • DIA 20/02 (VÉSPERA DA CIRURGIA): - Até as 24 Horas!! - Dieta Líquida sem sesíduos, sem leite e derivados. Não ingerir bebidas alcóolicas ou gaseificadas. PODE TOMAR: Só liquidos coados como CHÁS, caldo de sopa coada, caldo de canja, gelatina, gatorade, água de Côco, sucos coados ou concentrados, e picolés de frutas. APARTIR DAS 22 HORAS - JEJUM ABSOLUTO - NEM ÁGUA.

  • DIA 21/02 : CIRURGIA BARIÁTRICA POR VIDEOLAPAROSCOPIA - SEM ANEL - FOBI CAPELLA

1º  DIA DE PÓS OPERATÓRIO - JEJUM ABSOLUTO - NEM ÁGUA

2º DIA DE PÓS OPERATÓRIO INICIA COM ÁGUA E CHÁ 20 ML E VEM 40ML/H DA COPA PARA 2 HORAS!

3º DIA DE PÓS OPERATÓRIO PASSA PARA 40ML/H E VEM PARA 2 HRS ( ÁGUA, CHÁ, CALDO DE CANJA, SUCO DE GELATINA, SUCO DE MAÇÃ COADO)

ALTA  NO TERCEIRO DIA




* Usar somente chás aromáticos, como erva doce, camomila 
ou cidreira, flores e frutas.

NÃO USAR CHIMARRÃO, CHÁ PRETO, REFRIGERENTES, ALIMENTOS SÓLIDOS.
NÃO USAR ALIMENTOS ÁCIDOS, BEBIDAS GASEIFICADAS, 
TEMPEROS INDUSTRIALIZADOS, SOPAS INDUSTRIALIZADAS, 
NÃO PODE BALA, CHICLETE, PIMENTA, NEM CAFÉ PRETO.
1Respeitar as quantidades permitidas .
2Beber os líquidos devagar e aos goles(pequenos)
3SE tiver DOR, vômitos ou náuseas, suspender a alimentação.
4Usar sempre leite DESNATADO
5Não tomar liquidos muito quentes ou muito gelados
6Pode usar açúcar em pequenas quantidades
7Pode usar sucos concentrados de qualquer marca ( sucos 
naturais liquidificar e coar, se forem frutas cítrica cozinhar 
com açúcar liquidificar e coar). Se a fruta estiver madura só 
liquidificar e coar.
8A SOPA pode ser feita com os seguintes ingredientes:

* batata, cenoura, chuchu, moranga, espinafre, carnes magras, 
ou frango sem pele, colocar arroz ou massa, sal, alho, cebola, 
água --> COAR O CALDO.



Do 5º ao 7º Dia
HORATIPO LÍQUIDA

08:00Suco ou Chá 10o ml Coar
09:00Água 100 ml
10:00Suco de Gelatina Coar 100 ml
11:00Caldo de Sopa coado 100 ml
12:00Caldo de Sopa ou Canja coada 100 ml
13:00Suco 100 ml
14:00Suco 100 ml
15:00Chá
16:00Água de Côco 100 ml
17:00Gatorade 100 ml
18:00Caldo de Sopa ou Canja coada 100 ml
19:00Caldo de Sopa ou Canja coada 100 ml
20:00Suco Coar 100 ml
21:00Chá 100 ml
22:00Suco Coar 100 ml
23:00Água de Côco 100 ml
Do 8º ao 15º Dia
 

HORATIPO LÍQUIDA

08:00Leite c/suplemento ou café c/leite 100ml
09:00Iogurt Líquido COAR 100ml
10:00Suco 100 ml ou leite c/ suplemento.
11:00Caldo de Sopa coado 100 ml ou caldo de feijão coado
12:00Caldo de Sopa coado 100 ml 
13:00Suco ou água de Côco 100 ml
14:00Suco de Gelatina ou Leite desnatado c/ achocolatado 100ml
15:00Leite Desnatado c/suplemento 100 ml
16:00Água ou suco 100 ml
17:00Chá, água ou caldo de feijão coado 100ml
18:00Caldo de sopa coada 100 ml ou saldo de lentiha coada
19:00Caldo se sopa coado 100 ml
20:00Leite c/suplemento
21:00Suco 100 ml 
22:00Leite c/suplemento ou café c/leite 100ml
23:00Água ou chá 100 ml


                                           Observações:
 

1)Nutridrink em pó sem sabor 6 colheres de sopa POR DIA 
Diluído em suco.

2)Leite desnatado 400ml + 2 colheres de sopa de 
LEITE EM PÓ DESNATADO ou caseinato de cálcio
 ou albumina em pó + 2 colheres de sopa de SUSTAIN 
OU SUSTARE ou NUTREN ACTIVE 2 colheres de
Sopa e liquidificar, COAR e TOMAR 100ml 4X ao DIA.

***Após 15º dia PODE LIQUIDIFICAR a sopa com 
todos os ingredientes da receita, inclusive a carne. 
Pode liquidificar as seguintes frutas: 
MAMÃO, MANGA, PEÊRA, MAÇÃ E BANANA.

***Após 15º dia OS PASTOSOS são bem tolerados 
de 2 em 2 horas, e os líquidos nos INTERVALOS. 
A quantidade de pastosos aceita é 
IGUAL A 1 cremeira de inox pequena 
3 COLHERES DE SOPA.





Lanche da Manhã
Às 9:00 hrs 

- Fruta ou Yogurte
OBS: As únicas frutas liberadas são> 
-1/4 de mamão papaia,
ou
1/2 Maçã
ou 
1/2 Pêra
Cortar em pedaços pequenos e mastigar bem!
Detalhe importante - SEM CASCA!

Almoço
Às 11:00 hrs
( Porque eu pego o plantão no hospital às 13:00)

* CARBOIDRATOS
- 1 colher de sopa de:
Arroz ou 
massa ou 
raviole ou 
capelletti ou
 nhoque ou 
1 pedaço pequeno de aipim ou 
polenta ou 
purê de batata.

* CARNES
2 colheres de sopa de:
Guisado ou,
frango desfiado ou,
atum light ou
camarão ou,
almôndega assada/cozida ao molho ou,
omelete ou
panqueca com massa fina ou,
peixe assado/grelhado ou,
ovo pochê .

* VEGETAIS

1 Colher se sopa de:
- moranga ou,
cenoura ou,
couve-flor ou,
abobrinha ou,
chuchu ou,
beterraba ou,
vagem ou,
espinafre.

Pra finalizar:
SOMENTE CALDO DE FEIJÃO
 OU CALDO DE LENTILHA
1 COLHER DE SOPA

Aqui vai uma fotinho de um dos meus almoços!


Eu quero comprar um pratinho menor decoradinho, 
mas ainda não tive tempo nem R$ pra procurar! srsrs
Mas logo que conseguir posto aqui pra vocês.

Lanche da tarde
Às 15:00 hrs

Igual ao café da manhã
ou
1 Fruta permitida com yogurte
ou
salada de frutas
ou 
queijo ricota.

Lanche EXTRA
Às 18:00 hrs

1 Copo de Leite ou
Yogurte

Jantar
Às 20:00 hrs

Igual ao Almoço!


CEIA
Às 23:00 hrs

Igual ao lanche da manhã ou
Leite.


As alterações que foram 
feitas  na dieta branda para a normal
foram as seguintes:

Apartir de 11/04 
- Pode todos os tipos de pães 
( centeio, integral, ou 1/2 pão francês)
* Pode todos os tipos de Carnes magras macias 
e bem mastigadas e bem suculentas.

Apartir do dia 21/04 
- Pode todos os tipos de grãos
 ( milho, ervilha, lentilha, grão de bico, feijões), 
Pode todos os tipos de vegetais crús e cozidos, 
pode todos os tipos de frutas,
 (uva, laranja, bergamota, caqui, abacaxi, morango), 
Pode todos os tipos de cereais
(aveia, granola, linhaça, schia), 
Pode nozes, castanha do Pará
 ( 3 por dia pra ajudar a evitar a queda de cabelo).

Apartir do dia 21/06 - Pode bebida gaseificada light.


Como já faz um tempo que não posto como anda minha alimentação nos diversos horários do dia!
E tive muitos pedidos para que eu postasse!
-Tirei algumas fotos para quem deseja matar a curiosidade de como estou me alimentando!

NO CAFÉ E LANCHES:
Desde que eu fui para a dieta normal, 
o que salva meus lanches ( 9h - 15h, 18h, 23h ) entre as refeições 
é o yogurte e as frutas! 
(*Salvo alguns dias que tomo um leite e como 3 bolachinhas).

NAS REFEIÇÕES PRINCIPAIS:
- Almoço e Jantar ( 11h/meio dia - 20h), consigo comer 2 colheres de carne, 1 colher de salada.
Não é sempre mas em muitas alimentações consigo também comer o carboidrato 1 colher.
E dependendo do dia tomo ao final um caldinho de feijão ou lentilha!

VAMOS AS FOTOS!!


CAFÉ DA MANHÃ 7H
 
    
LANCHE DA MANHÃ 9H

ALMOÇO 11H/MEIO DIA

LANCHE DA TARDE 15H

LANCHE DA TARDE 18H 

JANTAR 20H

LANCHE 23H
 

Agora vocês devem estar pensando!
Mas será possível que ela como tão bem assim...
Será que ela não dá suas escapadelas de vez em quando???

Respondo:
- Não, de jeito nenhum












!


A Dieta que seguirei agora não mudou muito, mas teve sim suas alterações:
(* lembrando que cada paciente deve consultar a sua equipe, 
e nunca mudar sua alimentação 
baseado na dieta e reeducação de outros pacientes)

+OU- 7 HORAS- CAFÉ DA MANHÃ

YOGURTE LIGHT  ( Obs:Não usar mais Activia porque é calórico tem 104kcal)
01 FRUTA
02 COLHERES DE SOPA DE LINHAÇA OU DE CHIA (Obs: Dar preferência para a CHIA que causa mais SACIEDADE)ÁGUA NOS INTERVALOS ( SEMPRE POR CAUSA DAS FIBRAS)

OU

01 FATIA DE PÃO DE SANDUICHE+ 01 FATIA DE QUEIJO
+01 FATIA DE BLANQUET

+OU- 10 HORAS - LANCHE DA MANHÃ

01 OVO COZIDO OU 01 FATIA DE QUEIJO (Obs: Para Aumentar a Proteína) 

+ OU - 12 MEIO DIA- ALMOÇO

01 COLHER DE CARBOIDRATO ( Obs: Cuidar pra não colocar mais de 1 colher)
02 COLHERES DE CARNE
01 COLHER DE SALADA OU LEGUME
01 PORÇÃO DE CALDO DE FEIJÃO OU LENTILHA.

+ OU- 14 HORAS - 1º LANCHE DA TARDE

01 FRUTA

+OU- 16 HORAS - 2º LANCHE DA TARDE

01 YOGURTE LIGHT + 1 FRUTA


+OU - 18 HORAS - 3º LANCHE DA TARDE

03 BOLACHAS ÁGUA E SAL COM 01 FATIA DE QUEIJO + GELÉIA DIET
OU
01 FATIA DE PÃO DE SANDUÍCHE COM 01 FATIA DE QUEIJO E 01 DE BLANQUET
OBS: O pão pode ser substituído apenas por 01 bisnaguinha ou meio cacetinho).

+OU - 20 HORAS - JANTAR (PORÇÃO IGUAL AO ALMOÇO)

01 COLHER DE CARBOIDRATO ( Obs: Cuidar pra não colocar mais de 1 colher)
02 COLHERES DE CARNE
01 COLHER DE SALADA OU LEGUME
01 PORÇÃO DE CALDO DE FEIJÃO OU LENTILHA.

+OU- 23 HORAS - LANCHE NOTURNO

01 FRUTA

Minha próxima consulta ficou marcada para daqui 30 DIAS!

Postagens mais visitadas