sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Evitando pedra nos rins

No que diz respeito à alimentação para pedra nos rins, é importante seguir 6 regras básicas, para prevenir crises e tratar o cálculo renal. São elas:
1. Beber de 2 a 3 litros de água por dia. A principal causa de pedra nos rins é a desidratação, portanto, reidratar-se é o primeiro passo para evitar a formação de pedras nos rins.
2. Beber 1 copo de suco de laranja ou de limonada diariamente. A laranja e o limão são ricos em ácido cítrico, que, quando consumidos, dão origem a um sal chamado citrato, que impede a formação de cristais e de pedras no organismo.
3. Consumir vegetais e grãos em grande quantidade. Comer frutas e hortaliças diminui a incidência das pedras nos rins, cientificamente chamadas de cálculo renal. Os vegetais tornam a urina menos ácida e, por isso, menos propícia à formação de cálculos. Já os grãos possuem fitato, que cumpre a mesma função. Comer morango, abacaxi, feijão, tomate e alface também é bom para quem tem tendência para criar pedras nos rins.
4. Dar preferência a produtos lácteos desnatados. Os produtos desnatados são mais ricos em cálcio e, graças a este, diminui-se as chances de cristalização, pois ele é absorvido no intestino, unindo-se ao oxalato, impedindo a formação das pedras.
5. Evitar consumir proteínas em excesso. A ingestão exagerada de proteínas de carnes ou qualquer produto de origem animal, como manteiga, por exemplo, aumenta a produção de ácido úrico, outro dos principais componentes das pedras no rins. Consumir 1 bife médio por dia já é suficiente.
6. Diminuir a ingestão de sódio. O sódio facilita a deposição de sais no organismo e, por isso, deve-se evitar alimentos como bacon, presunto, apresuntado, linguiça e caldos de temperos industrializados, por exemplo.
7. Tomar o chá de quebra-pedra, diariamente, por até 3 semanas: Este chá possui propriedades que relaxam os ureteres, tem ação diurética e, por isso, facilitam a eliminação das pedras nos rins.
A alimentação pode influenciar especialmente indivíduos que tenham casos de pedra nos rins na família (pai, mãe, irmãos, avós) e indivíduos que já tiveram pedra nos rins alguma vez na vida. E, ao se adotar uma dieta como a descrita acima, pode-se diminuir consideravelmente as chances de um novo episódio desta doença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas