quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

DOSHA AYURVÉDICO: COMO SABER O SEU?


dosha Vata é o princípio dominante no corpo que controla o movimento, o dosha Pitta controla o metabolismo e a digestão e o dosha Kapha é responsável pela estrutura física e o equilíbrio dos fluidos.

Cada célula do corpo precisa conter esses três princípios a fim de sustentar a vida. Você precisa ter Vata para o movimento, respiração, circulação, deslocamento dos alimentos pelo aparelho digestório e o fluxo de informações nervosas via sinapses neuronais. Precisa ter Pitta a fim de assimilar e processar os alimentos, o ar e a água através dos diversos sistemas do corpo. Tem necessidade de Kapha, ou estrutura para manter as células juntas e formar os músculos, a gordura, os ossos e o tecido conjuntivo.

Ao identificar e compreender seu Dosha, você pode escolher a Sinergia Ayurvédica Terra Flor para criar harmonia em seu corpo.

 O teste que se segue está dividido em três seções. Leia cada afirmação e atribua a ela o valor 0, 1 ou 2 conforme o que mais se aplicar a você.

= Não se aplica a mim
= Aplica-se um pouco a mim (ou parte do tempo)
2= Aplica-se muito a mim (ou quase o tempo todo)

 No final de cada bloco de questões, anote sua contagem. Por exemplo, se você marcar 0 na primeira afirmação, 2 na segunda e 1 na terceira, seu total até esse ponto seria 0 + 2 + 1 = 3.

 Ao terminar, terá três contagens diferentes. Ao compará-las, você irá determinar seu dosha predominante.

No caso dos traços relativamente objetivos, sua escolha geralmente será óbvia. No caso do comportamento e das características mentais, que são mais subjetivos, você deve responder de acordo com a maneira como sentiu e agiu na maior parte da sua vida, ou, pelo menos, nos últimos anos.
DOSHA VATA
  1. Executo rapidamente as atividades.  _________
  2. Não sou bom em memorizar as coisas e depois lembrá-las mais tarde.  ________
  3. Sou animado e vivo por natureza.  ________
  4. Sou magro - não engordo com facilidade.  ________
  5. Sempre aprendi coisas novas com muita facilidade.  ________
  6. Meu andar característico é leve e rápido.  ________
  7. Costumo ter dificuldade em tomar decisões.  ________
  8. Tenho tendência a ter gases e prisão de ventre.  ________
  9. Tenho tendência a ter mãos e pés frios.  ________
  10. Fico ansioso ou preocupado com frequência.  ________
  11. Não tolero tão bem o frio quanto a maioria das pessoas.  ________
  12. Falo rápido e meus amigos acham que eu falo muito.  
  13. Minha disposição de ânimo muda com facilidade e sou emotivo por natureza.  ________
  14. Frequentemente tenho dificuldade em dormir ou em ter uma noite de sono reparador.  ________
  15. Minha pele tende a ser muito seca, especialmente no inverno.  ________
  16. Minha mente é muito ativa, às vezes inquieta, mas também muito imaginativa.  ________
  17. Meus movimentos são rápidos e ativos; minha energia tende a se manifestar em surtos.  ________
  18. Fico facilmente agitado.  ________
  19. Tenho tendência a ter hábitos alimentares e de sono irregulares.  ________
  20. Aprendo rápido, mas também esqueço rápido.  ________
 CONTAGEM TOTAL VATA:  __________
DOSHA PITTA

  1. Eu me considero uma pessoa muito eficiente.  _________
  2. Costumo ser extremamente preciso e organizado nas minhas atividades.  _________
  3. Tenho a mente decidida e resoluta e sou enérgico.  _________
  4. Sinto um mal-estar ou fico facilmente fatigado no calor - mais do que as outras pessoas.  _________
  5. Transpiro com facilidade.  _________
  6. Embora nem sempre o demonstre, fico irritado e zangado com bastante facilidade.  _________
  7. Não me sinto bem quando pulo uma refeição ou as refeições atrasam.  _________
  8. Meu cabelo tem uma ou mais das seguintes características: tendência a ficar grisalho ou calvo cedo / fino e liso / louro, ruivo ou cor de areia.  _________
  9. Tenho muito apetite - consigo comer uma grande quantidade de comida se o desejar.  _________
  10. Muitas pessoas me consideram teimoso.  _________
  11. Minha evacuação é bastante regular - é mais fácil eu ter diarréia do que prisão de ventre.  _________
  12. Fico impaciente com muita facilidade.  _________
  13. Tenho a tendência a ser perfeccionista com relação aos detalhes.  _________
  14. Fico zangado com muita facilidade, mas depois esqueço rapidamente.  _________
  15. Gosto muito de alimentos frios como sorvete e também de bebidas geladas.  _________
  16. É mais fácil eu achar que um ambiente está quente demais do que frio demais.  _________
  17. Não tolero alimentos muito quentes e picantes.  _________
  18. Não tolero as desavenças tanto quanto deveria.  _________
  19. Aprecio os desafios e quando quero alguma coisa sou muito determinado para conseguir o que quero.  _________
  20. Tenho a tendência de criticar tanto os outros quanto a mim mesmo.  _________

CONTAGEM TOTAL PITTA:  __________
DOSHA KAPHA

  1. Minha tendência nafural é fazer as coisas de uma maneira lenta e relaxada.  _________
  2. Engordo com mais facilidade do que a maioria das pessoas e emagreço mais devagar.  _________
  3. Minha disposição é serena e tranqüila - não fico agitado com facilidade.  _________
  4. Sou capaz de pular refeições sem nenhum mal-estar significativo.  _________
  5. Tenho a tendência a ter um excesso de muco ou secreção, congestão crônica, asma ou sinusite.  _________
  6. Preciso dormir pelo menos oito horas para me sentir bem no dia seguinte.  _________
  7. Tenho um sono muito profundo.  _________
  8. Sou calmo por natureza e dificilmente fico zangado.  _________
  9. Não aprendo tão rapidamente quanto algumas pessoas mas retenho bem as informações e tenho uma boa memória.  _________
  10. Tenho tendência para engordar – acumulo gordura com facilidade.  _________
  11. Não gosto quando o tempo fica frio e úmido.  _________
  12. Meu cabelo é grosso, escuro e ondulado.  _________
  13. Minha pele é macia, suave e um tanto pálida.  _________
  14. Minha constituição física é grande e sólida.  _________
  15. As seguintes palavras me descrevem bem: sereno, meigo, carinho e magnânimo.  _________
  16. Minha digestão é lenta, o que me faz sentir pesado depois das refeições.  _________
  17. Tenho vigor e resistência física, bem como um nível de energia estável.  _________
  18. Meu andar é, de um modo geral, lento e cadenciado.  _________
  19. Tenho tendência a dormir demais, a ficar zonzo ao acordar e sou geralmente lento para fazer as coisas pela manhã.  _________
  20. Como devagar e minhas ações são lentas e metódicas.  _________

CONTAGEM TOTAL KAPHA:  __________

 Marque aqui a contagem final de cada bloco de questões

VATA:                                PITTA:                            KAPHA:

COMO DETERMINAR SEU DOSHA

• A maior contagem determina seu dosha. 
Ao identificar e compreender seu dosha, você pode escolher a Sinergia Ayurvédica Terra Flor para criar harmonia em seu corpo e sua mente.

As Sinergias Ayurvédicas Terra Flor foram elaboradas com OV extra-virgens e OE 100% puros para a realização de massagens e hidratação da pele pós-banho.

 A Sinergia Vata equilibra o Dosha VATA. Acalma a  agitação. Indicado para mentes criativas e idealistas, porém ansiosas e dispersas, que planejam muito, sem concretizar seus projetos. Hidrata a pele seca. 

A Sinergia Pitta equilibra o Dosha PITTA. Harmoniza temperamentos intensos e explosivos. Indicado para acalmar a irritação e a impaciência das mentes empreendedoras e determinadas, auxiliando a liderança. Indicada para todos os tipos de peles. 

A Sinergia Kapha equilibra o Dosha KAPHA. Estimula a energia vital, elimina os líquidos, reduz o acúmulo de gordura. Revigorante e animador, auxilia as mentes apegadas a realizarem mudanças. Incentiva a autoestima. Trata a pele oleosa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas