quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Como tratar a bronquite com aromaterapia




O eucalipto é ótimo no tratamento de doenças respiratórias e alívio de contusões.
Provavelmente você já ouviu em algum lugar que ele tem ótimo efeito como analgésico e anti-inflamatório. Mas, quer conhecer um estudo científico que comprova esses efeitos? E ver também como utilizar o óleo essencial de eucalipto em tratamentos desse tipo?
Um estudo da Universidade Federal do Ceará, de 2003, analisou os efeitos analgésicos e anti-inflamatórios do óleo essencial (OE) de eucalipto. O estudo foi feitoin vivo e testou OEs de três espécies de eucalipto, inclusive o E. Globulus.

Efeito analgésico

O OE de eucalipto apresentou efeito analgésico em todo o sistema nervoso, tanto na parte central (cérebro e medula) quanto na periférica. Essa atuação dupla é algo que muitos analgésicos por aí não fazem
Só para recapitular as aulas de biologia: o sistema nervoso é o responsável por todas as nossas ações, voluntárias e involuntárias;Nele estão contidos o cérebro, a medula, todos os seus anexos, neurônios, nervos do corpo todo, entre outros. No sistema nervoso estão contidas estruturas chamadas de nociceptores, que são receptores da sensação de dor.
O efeito analgésico causado pelo OE de eucalipto, especula-se, está ligado a processos que envolvem a prevenção, regulação ou bloqueio da sensibilização donociceptorem nível central e periférico, cessando o desconforto.

Efeito anti-inflamatório

As propriedades anti-inflamatórias do OE de eucalipto também foram comprovadas em vários testes, além de serem atuantes na diminuição de inchaços provocados pelas inflamações.
O OE de eucalipto é rico em monoterpenos como o eucaliptol, que são usados há muito tempo no tratamento de doenças respiratórias como bronquite, sinusite e outrasinflamações. O eucaliptol age dessa forma por ser um inibidor de citocinas, que são responsáveis por ativar o processo inflamatório, que é uma resposta imuneSe a citocina é impedida de agir, a inflamação não acontece.

CITOCINAS SÃO REPRESENTADAS PELOS PONTOS CLAROS, PASSANDO DE UMA ESTRUTURA PARA OUTRA E ATIVANDO PROCESSOS INFLAMATÓRIOS.
Os dados gerados com esses estudo não nos mostram verdadeiras novidades. Mas dão suporte para todo o uso popular que fazemos do eucalipto como analgésico e anti-inflamatório. Tanto para dores como também em relação a processos inflamatórios, desde aqueles ligados à respiração até os causados por doenças reumáticas.

Como usar os benefícios do eucalipto​?



Para Inalação:
 02 gotas de OE Bergamota+  02 gotas de (Melaleuca);+ 02 gotas de (Eucalyptus glóbulo) para inalação ( aprox 500 ml )
Como fazer a inalação:  adicione os Óleos Essenciais em uma panela de água fervida. Em seguida, cubra a cabeça com uma toalha, criando uma espécie de tenda sobre a água. Inale algumas vezes

Para uso analgésico e anti-inflamatório:

30ml de óleo vegetal de gergelim ou 30g de creme neutro (sem óleo mineral e perfume na composição)
09 gotas de óleo essencial de eucalipto glóbulus 
Misture bem e aplique na região que apresenta dor

Para uso no corpo todo:

Por ter mais área de contato, sugerimos uma dosagem menor:
30ml de óleo vegetal de gergelim ou 30g de creme neutro (sem óleo mineral e perfume na composição)
06 gotas de óleo essencial de eucalipto glóbulus 
Misture bem e aplique no corpo. 

ATENÇÃO: Essa fórmula é contra-indicada para gestantes, epiléticos e hipertensos. 

Referências


J. Silva et al. Analgesic and anti-inflammatory effects of essential oils of Eucalyptus. Journal of Ethnopharmacology 89 (2003) 277–283.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas