sábado, 8 de abril de 2017

SISTEMA ZANG FU E CANAIS DE ENERGIA

A teoria do Yin Yang está incorporada em cada aspecto do sistema
teórico da MTC. É usada para explicar os tecidos e estruturas, fisiologia e
patologia do corpo humano, e a dirigir o diagnóstico clínico e o tratamento.
Como percebemos, o homem pode ser considerado um
transformador de energia e essa transformação, elaboração e circulação de
energia no homem é executada através da atividade combinada e
harmônica de órgãos e vísceras (sistema zang-fu), canais e colaterais.
Os órgãos e vísceras não devem ser compreendidos no sentido
estrito, mas como unidades energéticas, ou seja, unidades de
processamento que desempenham várias tarefas. O nome idêntico ao dos
órgãos ocidentais pode dar a noção errada de correspondência entre a
noção oriental e ocidental, mas isso não acontece de fato. Por isso
precisamos estar atentos para o fato de estarmos falando de um conjunto de
atributos e funções e não exatamente do órgão anatômico.
Fu: são as “oficinas”, onde se fabrica e cria a energia a partir de aportes externos. As
vísceras tem a função de manter a homeostase com o meio, proteger o órgão (acoplado) do
elemento climatológico correspondente, degradar alimento e gerar energia que vai aos órgãos
(zang). São em geral ocas e muito ativas. E por todas essas características são consideradas “Yang”.
São elas:
Vesícula Biliar (Dan)
Intestino Delgado (Xiao Chang)
Triplo Aquecedor (Sanjiao)
Estômago (Wei)
Intestino Grosso (Da Chang)
Bexiga (Pang Guang)

Zang: são os órgãos “tesouro”, também denominados armazéns, onde a energia fornecida
pelas vísceras é recepcionada, administrada e metabolizada pra a função que lhe é própria. Os Zang
regem a estrutura psico-física através da sua energia específica (Qi). Em relação com as vísceras
tem função de natureza “Yin”. São eles:
Fígado (Gan)
Coração (Xin)
Mestre do Coração (Xin bao) – também denominado Pericárdio ou Circulação-Sexo
Baço-Pâncreas (Pi)
Pulmão (Fei)
Rim (Shén)

Cada um deles tem ao longo do corpo humano trajetos energéticos aos quais regem e levam
seu nome, são os Canais (ou Meridianos de energia) e os Colaterais.
Mas o movimento não é possível sem a união yin-yang, portanto a todo yang lhe
corresponde um yin para que possa acontecer o movimento e a mutação. Assim os órgãos e
vísceras se combinam em pares yin-yang, também chamados de “acoplados”:
O Fígado se complementa com a Vesícula Biliar
O Coração com o Intestino Delgado
O Mestre do Coração com o Triplo Aquecedor
O Baço-pâncreas com o Estômago
O Pulmão com Intestino Grosso
O Rim com a Bexiga

Através do acoplamento yin-yang surgem os Cinco Movimentos que serão vistos mais adiante.
A circulação energética seguirá a ordem de um a outro, de um Yin a um Yang que o complementa, e
daqui a outro movimento, cumprindo os princípios de alternância energética.

Quando conseguirmos compreender e interpretar a alternância yin-yang na circulação, aí
teremos os dados necessários para tentar estabelecer um equilíbrio básico e primário que nos
permita um harmonioso fluir entre órgãos e vísceras.
E assim o Nei Jing nos especifica como primeiro princípio de tratamento:
“Se a enfermidade pertence ao yang, tratar o yin.
Se a enfermidade pertence ao yin, tratar o yang”.
Todas as situações podem ser resumidas a este sistema dual.


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