Essência (jing), forma (qi) e espírito (shen) – as 3 energias elaboradas Zang
a) Thin
–
o thin de uma UE resulta da união da sua energia própria, da do acoplado, da que vem através
do ciclo de geração e de controle.
thin é a energia que produz todas as transformações bioquímicas e enzimáticas que vão gerar as
essências dos órgãos e vísceras.
–
seu excesso é armazenado no Rim Yang (poupança).
para que essa energia se forme de maneira equilibrada é preciso que colaborem na sua
formação quatro energias diferentes:
Exemplo: o Thin do Estômago estaria formado por
b) Qi
–
é a energia produzida pelos Zang (Órgãos), que rege a “forma”, ou seja, os tecidos, pois
influencia a produção de líquido intersticial
é formado pelo Thin (energia livre derivada da função metabólica) do órgão mais os influxos
correspondentes do meio externo que tenham ação sobre o órgão em questão. Ou seja, as
energias provenientes da relação interna e as da relação com o externo.
Por exemplo: o Qi do F seria igual ao Thin do F (que depende do aporte de seu MP, mais o
aporte do seu acoplado - VB, mais o aporte do ciclo de geração - R, mais o aporte do ciclo de
controle - P) somado às energias de ressonância do movimento Madeira, ou seja, a energia
vento, primavera, a energia do sabor ácido, da cor verde, etc.
–
Há 5 Qi: vento, calor, umidade, secura e frio
o Qi se forma através do Thin + as frequências do meio, já que os órgãos são sintonizadores de
freqüências (energias do meio)
–
os 5 Qi são enviados ao Rim Yang (poupança), o Rim Yang estimula a função do Rim Yin de
produzir Água Mãe (Shén shui) que vai nutrir o tecido correspondente através de sua
interferência no líquido intersticial. Ou seja, o Qi é a única energia que interatua com o meio
intersticial, estimulando setores tissulares de uma maneira seletiva.
–
O Qi é a energia capaz de se relacionar com a matéria através do único vínculo possível que é a
água. É através da água que se realizam as biotransformações necessárias à nutrição celular. O
Qi de cada órgão determinará um efeito concreto eletro-químico, influenciando assim seu
terreno relacionado (por isso se diz que o qi do BP se estende à carne, o qi do P à pele e assim
sucessivamente)
–
O meio intersticial é comum para todas as células, o que é diferente é o aporte energético que
depende do Qi de cada órgão.
Qi do F – nutre músculos e tendões
Qi do C – nutre vasos
Qi do BP – nutre tecido conjuntivo
Qi do P – nutre a pele
Qi do R – nutre os ossos
Tanto o Thin (energia livre produzida pelas vísceras) quando o Qi têm 3 funções básicas:
a) fornecer energia ao seu acoplado.
b) fornecer energia ao MC através dos meridianos distintos para que o MC cumpra as funções
imediatas (o ciclo de controle e geração é coordenado pelo MC).
c) enviar a energia excessiva através dos vasos reguladores, principalmente o Ren (mar de qi) e Du
Mai (mar de thin), para o Rim Yang para acumulação.
c) Shen
–
Energia psíquica: conjunto de emoções, comportamentos, atitudes.
Resultante da combinação do Jingshen (personalidade essencial primária: união do zhong mais
o conjunto de todos os Qi), que combina-se com mais o Qi específico de cada órgão.
–
O conjunto dos Qi (resultantes de todas as influências bioenergéticas endógenas e todas as
influências do meio), somado à energia zhong (ancestral), se unem no Rim Yang, criando uma
energia capaz de reagir de acordo com os caracteres genéticos herdados, formando as aptidões
e o caráter do indivíduo, sua personalidade básica: Jing Shen.
–
O Jing Shen é formado por uma parte invariável (zhong – energia ancestral) e uma parte
variável (conjunto do qi). Na tenra idade predomina a energia do Céu Anterior (ancestral), pois
está praticamente intacta, para mais tarde ir predominando a energia do Céu Posterior (Qi).
–
O Jinshen reage com o Qi próprio de cada órgão através do Ren Mai (“mar dos órgãos” que
transporta o zhengqi até eles) se manifestando de diferentes formas, dependendo do órgão
relacionado:
–
Jingshen + Qi Gan (F) = Shen Houn – Imaginação, alma vegetative, alma do general
Jingshen + Qi Xin (C) = Shen Thân – Conhecimento, alma do imperador: conecta céu e terra.
Jingshen + Qi Pi (BP) = Shen Yi – Reflexão, aplicação do conhecimento na terra.
Jingshen + Qi Fei (P) = Shen Po – Sensibilidade, alma sensitiva, alma do poeta.
Jingshen + Qi Shén = Shen Zi – Força de vontade.
Por isso alterações dos órgãos levam a alterações na mente:
Rim débi produz medo, insegurança, perda da vontade.
Pulmão débil produz melancolia, tristeza, depressão, pessimismo.
Baço débil produz ansiedade yin, com obsessão, preocupação.
Coração débil produz labilidade emocional, euforia, esquizofrenia.
Fígado débil produz ansiedade yang, com irritabilidade, competitividade, irrascibilidade.
todos os influxos bioenergéticos e informações que recebemos a partir de nossa atividade vital
são coletados pelo MC, inclusive os emocionais (todos os shen se reúnem no MC). O MC trata
de processar os influxos emocionais e enviar o útil ao coração, órgão que rege o Thân
(consciência) e o Xue. Quando o MC está ocupado em neutralizar um excessivo estímulo
emocional acontece uma diminuição na atividade defensiva ou neutralizante dos fatores
exógenos, tornando o indivíduo mais propenso a desequilíbrios e diminuindo sua vitalidade.
–
O Coração harmoniza os 5 Shen e o MC controla as energias do sistema.
Capacidade própria de cada Shen:
Thân: reconhecimento da própria imagem no mundo e reconhecimento do mundo de forma
adequada, quando se desajusta há distorções na consciência, na auto-imagem e na
interpretação da realidade (esquizofrenias, psicoses)
Yi: capacidade de captação do mundo para adaptar ao organismo, elaboração e integração da
informação
Po: captação da perda, separação e ausência
Zi: captação do perigo, garantia de sobrevivência
Houn: movimento de adaptação física e emocional ao perigo, resposta emocional ao meio
–
Transtornos típicos de cada Shen (lesão de cada terreno leva a):
Thân – psicoses, esquizofrenias
Yi – Transtornos obsessivo-compulsivos
Po: transtornos depressivos
Zi: transtornos fóbicos
Houn: transtornos de ansiedade
–
O transtorno de natureza psíquica sempre implica uma alteração que implica:
1) o Zang afetado
2) a UE que o controla,
3) o Coração (que coordena o psiquismo e a consciência)
4) o Mestre do Coração (que é o processador central das energias).
Por exemplo: uma alteração em Baço-Pâncreas seria associada a uma alteração em Fígado e
juntamente em Coração e Mestre do Coração.
O tratamento deverá levar em conta todas as unidades envolvidas e o progresso da enfermidade,
que segue as fases Neurótica (alteração do MC), Ansiosa (alteração de BP e/ou F), Depressiva
(alteração de P) e Psicótica (alteração de C e R).
a) Thin
–
o thin de uma UE resulta da união da sua energia própria, da do acoplado, da que vem através
do ciclo de geração e de controle.
thin é a energia que produz todas as transformações bioquímicas e enzimáticas que vão gerar as
essências dos órgãos e vísceras.
–
seu excesso é armazenado no Rim Yang (poupança).
para que essa energia se forme de maneira equilibrada é preciso que colaborem na sua
formação quatro energias diferentes:
Exemplo: o Thin do Estômago estaria formado por
b) Qi
–
é a energia produzida pelos Zang (Órgãos), que rege a “forma”, ou seja, os tecidos, pois
influencia a produção de líquido intersticial
é formado pelo Thin (energia livre derivada da função metabólica) do órgão mais os influxos
correspondentes do meio externo que tenham ação sobre o órgão em questão. Ou seja, as
energias provenientes da relação interna e as da relação com o externo.
Por exemplo: o Qi do F seria igual ao Thin do F (que depende do aporte de seu MP, mais o
aporte do seu acoplado - VB, mais o aporte do ciclo de geração - R, mais o aporte do ciclo de
controle - P) somado às energias de ressonância do movimento Madeira, ou seja, a energia
vento, primavera, a energia do sabor ácido, da cor verde, etc.
–
Há 5 Qi: vento, calor, umidade, secura e frio
o Qi se forma através do Thin + as frequências do meio, já que os órgãos são sintonizadores de
freqüências (energias do meio)
–
os 5 Qi são enviados ao Rim Yang (poupança), o Rim Yang estimula a função do Rim Yin de
produzir Água Mãe (Shén shui) que vai nutrir o tecido correspondente através de sua
interferência no líquido intersticial. Ou seja, o Qi é a única energia que interatua com o meio
intersticial, estimulando setores tissulares de uma maneira seletiva.
–
O Qi é a energia capaz de se relacionar com a matéria através do único vínculo possível que é a
água. É através da água que se realizam as biotransformações necessárias à nutrição celular. O
Qi de cada órgão determinará um efeito concreto eletro-químico, influenciando assim seu
terreno relacionado (por isso se diz que o qi do BP se estende à carne, o qi do P à pele e assim
sucessivamente)
–
O meio intersticial é comum para todas as células, o que é diferente é o aporte energético que
depende do Qi de cada órgão.
Qi do F – nutre músculos e tendões
Qi do C – nutre vasos
Qi do BP – nutre tecido conjuntivo
Qi do P – nutre a pele
Qi do R – nutre os ossos
Tanto o Thin (energia livre produzida pelas vísceras) quando o Qi têm 3 funções básicas:
a) fornecer energia ao seu acoplado.
b) fornecer energia ao MC através dos meridianos distintos para que o MC cumpra as funções
imediatas (o ciclo de controle e geração é coordenado pelo MC).
c) enviar a energia excessiva através dos vasos reguladores, principalmente o Ren (mar de qi) e Du
Mai (mar de thin), para o Rim Yang para acumulação.
c) Shen
–
Energia psíquica: conjunto de emoções, comportamentos, atitudes.
Resultante da combinação do Jingshen (personalidade essencial primária: união do zhong mais
o conjunto de todos os Qi), que combina-se com mais o Qi específico de cada órgão.
–
O conjunto dos Qi (resultantes de todas as influências bioenergéticas endógenas e todas as
influências do meio), somado à energia zhong (ancestral), se unem no Rim Yang, criando uma
energia capaz de reagir de acordo com os caracteres genéticos herdados, formando as aptidões
e o caráter do indivíduo, sua personalidade básica: Jing Shen.
–
O Jing Shen é formado por uma parte invariável (zhong – energia ancestral) e uma parte
variável (conjunto do qi). Na tenra idade predomina a energia do Céu Anterior (ancestral), pois
está praticamente intacta, para mais tarde ir predominando a energia do Céu Posterior (Qi).
–
O Jinshen reage com o Qi próprio de cada órgão através do Ren Mai (“mar dos órgãos” que
transporta o zhengqi até eles) se manifestando de diferentes formas, dependendo do órgão
relacionado:
–
Jingshen + Qi Gan (F) = Shen Houn – Imaginação, alma vegetative, alma do general
Jingshen + Qi Xin (C) = Shen Thân – Conhecimento, alma do imperador: conecta céu e terra.
Jingshen + Qi Pi (BP) = Shen Yi – Reflexão, aplicação do conhecimento na terra.
Jingshen + Qi Fei (P) = Shen Po – Sensibilidade, alma sensitiva, alma do poeta.
Jingshen + Qi Shén = Shen Zi – Força de vontade.
Por isso alterações dos órgãos levam a alterações na mente:
Rim débi produz medo, insegurança, perda da vontade.
Pulmão débil produz melancolia, tristeza, depressão, pessimismo.
Baço débil produz ansiedade yin, com obsessão, preocupação.
Coração débil produz labilidade emocional, euforia, esquizofrenia.
Fígado débil produz ansiedade yang, com irritabilidade, competitividade, irrascibilidade.
todos os influxos bioenergéticos e informações que recebemos a partir de nossa atividade vital
são coletados pelo MC, inclusive os emocionais (todos os shen se reúnem no MC). O MC trata
de processar os influxos emocionais e enviar o útil ao coração, órgão que rege o Thân
(consciência) e o Xue. Quando o MC está ocupado em neutralizar um excessivo estímulo
emocional acontece uma diminuição na atividade defensiva ou neutralizante dos fatores
exógenos, tornando o indivíduo mais propenso a desequilíbrios e diminuindo sua vitalidade.
–
O Coração harmoniza os 5 Shen e o MC controla as energias do sistema.
Capacidade própria de cada Shen:
Thân: reconhecimento da própria imagem no mundo e reconhecimento do mundo de forma
adequada, quando se desajusta há distorções na consciência, na auto-imagem e na
interpretação da realidade (esquizofrenias, psicoses)
Yi: capacidade de captação do mundo para adaptar ao organismo, elaboração e integração da
informação
Po: captação da perda, separação e ausência
Zi: captação do perigo, garantia de sobrevivência
Houn: movimento de adaptação física e emocional ao perigo, resposta emocional ao meio
–
Transtornos típicos de cada Shen (lesão de cada terreno leva a):
Thân – psicoses, esquizofrenias
Yi – Transtornos obsessivo-compulsivos
Po: transtornos depressivos
Zi: transtornos fóbicos
Houn: transtornos de ansiedade
–
O transtorno de natureza psíquica sempre implica uma alteração que implica:
1) o Zang afetado
2) a UE que o controla,
3) o Coração (que coordena o psiquismo e a consciência)
4) o Mestre do Coração (que é o processador central das energias).
Por exemplo: uma alteração em Baço-Pâncreas seria associada a uma alteração em Fígado e
juntamente em Coração e Mestre do Coração.
O tratamento deverá levar em conta todas as unidades envolvidas e o progresso da enfermidade,
que segue as fases Neurótica (alteração do MC), Ansiosa (alteração de BP e/ou F), Depressiva
(alteração de P) e Psicótica (alteração de C e R).
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