domingo, 10 de dezembro de 2017

Você é único



Quais são as palavras que você usa para se comparar com os outros?  Bonito? Pobre?  Inteligente?  Jovem? fraco? e assim por diante...
Agora, imagine-se em um outro planeta, onde ninguém mais viva, somente você.
Você será  bonito ou feio? Alto ou baixo? rico ou pobre?   Essas palavras simplesmente perdem seu sginificado, porque são conceitos formulados pela mente .
Tente o seguinte: feche os olhos por um instante, imagine-se sozinho no mundo .. você se sente feio ou bonito  por dentro? Tolo ou sábio?  Onde esses conceitos  estão?
Só o fato de existir continua, porque essa é a única verdade.
Comparar-se com os outros é tolice, porque você não pode ser outra pessoa ! E  ninguém mais pode ser você!
Engraçado é que nunca nos comparamos com flores, pássaros, montanhas... então por que nos comparar com outra pessoa?
Eu ainda tento encontrar um cantor que tenha ciúmes de um pássaro, ou uma bailarina que tenha ciúmes de um pavão!
 Se podemos verdadeiramente dar boas vindas e desfrutar de tudo o que é belo na natureza, como é que nós não podemos apreciar a beleza única de cada um? Por que nos sentimos tão intensamente ameaçados pela beleza, riqueza ou talento dos outros? Isso não é nada, mas simples condicionamento social.

Por não saber nada a seu próprio respeito, você procura a sociedade para ter uma resposta. 
E a sociedade alegremente coloca seus rótulos em você: Você é um Bom Pai. Você está Bonito. Você é um Fracasso, e por aí vai.
Como um pacote sem endereço que é levado de um lugar ao outro, vagamos sem âncora através da sociedade, colecionando todos esses selos.

Não estamos ancorados por dentro; não sabemos que não somos o rótulo, mas o que existe dentro do pacote. Porque não sabemos disto, temos que depender dos selos da sociedade para nos mostrar o caminho. E aos poucos, nos esquecemos completamente de que somos o que existe dentro do pacote, e não o rótulo, e nos desconectamos completamente da Energia Existencial dentro de nós.

Educado em um mundo competitivo, temos a tendência de imaginar que quanto mais alguém tem alguma coisa, menos temos para nós! 
A comparação pode ser de dois tipos: comparação construtiva e comparação destrutiva. Comparação construtiva é essencial e desejável. Em um sentido prático, ela lhe dá um ponto de referência para a medição de si mesmo. Ela fornece o estímulo, o estímulo para melhorar. Sem querer comparar, como você pode ter uma apreciação realista de si mesmo? A comparação destrutiva resulta da inabilidade de aceitar a realidade. Neste grande mundo, alguém com certeza será melhor do que você em algo que fizer. 99,99% das chances são de que você não é melhor matemático do mundo, o corredor mais rápido ou o pintor mais talentoso. Isso significa que você gosta menos dessas coisas? Focar apenas no que está te faltando simplesmente significa que você está no seu caminho para um complexo de inferioridade. E quem precisa dele? Olhe ao seu redor. Você conhece mais alguém que é exatamente o mesmo que você? Você não vê como você é especial? Se você está comparando-se aos outros e sentindo-se miserável, isso simplesmente significa que você não está se apreciando o suficiente! Você está tão fora de contato com seu ser interior que você esqueceu quão extraordinário você realmente é.


Uma vez que você percebe isso, a necessidade de comparar morre naturalmente. Mesmo se você quiser comparar, cada pessoa é tão diferente - onde é um ponto de referência comum? Então jogue fora a atitude de comparação. Lembre-se, você é verdadeiramente único - assim como todos os outros!










Fonte: http://www.nithyananda.org/article/you-are-unique

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017




Simplesmente examine profundamente seu modo de vida. De manhã cedo, quando você escova seus dentes, o que você está fazendo? Você já está pensando em ir para o trabalho. Quando você está no trabalho, você está pensando em pegar o ônibus para ir para casa. Quando você está em casa, está pensando no trabalho do dia seguinte! Quando você sai de férias pensa no seu escritório, e quando está no escritório pensa em sair de férias.

Onde quer que seu corpo esteja, você pode ter certeza que sua mente não está! Você nunca viveu nenhum momento de sua vida com totalidade. Você sempre vive no passado ou no futuro. É isso que chamo de 'não viver dentro dos seus limites'. É por isso que, na hora da morte, você se sente tão preocupado e não realizado, e sem vontade de partir. É por isso que você tem medo da morte.

Extraído do livro Soluções Garantidas de palestras de Nithyananda

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Trate suas inflamações com óleo essencial de Vetiver



óleo essencial (OE) de Vetiver é muito famoso no oriente, sendo uma das estrelas na Medicina Ayurvedica. Por aqui ele ainda é pouco explorado.
É obtido a partir de uma gramínea, a Vetiveria zizanioides, por extração a vapor de suas raízes.
Esse óleo é viscoso e pesado, tem aroma forte e marcante.
Possui propriedades poderosas no combate a inflamações, é levemente analgésico, estimulante, antisséptico e fortalecedor do sistema imunológico.

O OE de Vetiver é um fantástico anti-inflamatório.

Ele traz ótimos resultados no tratamento de doenças reumáticas como artrite, bursite, neurite, gota e outros problemas. Ele age num primeiro momento como analgésico leve de poder relaxante. Até aí já estaria bom. Mas acontece que com o uso prolongado ele fortalece os músculos e os ossos, trata a causa da inflamação, diminuindo-a e pode até zerar o problema.

Qual a melhor forma de obter os benefícios do Vetiver?

Sugerimos  que em casos de crises, use-se um emplastro com argila, da seguinte forma:
3 colheres de argila roxa ou amarela
60ml de água morna
6 gotas de óleo essencial de Vetiver
Coloque em um recipiente a argila e a água morna, misturando até ficar homogêneo. Acrescente as gotinhas de OE, misture bem e aplique na região.
Deixe agir de 20 a 30 minutos e retire com água abundante.
Sugestão de uso: 1 vez por semana.

Outra opção é fazer um creme para uso contínuo:
100g de creme neutro
10 gotas de óleo essencial de vetiver
10 gotas de óleo essencial de lavanda
05 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta
Misture todos os ingredientes em um recipiente preferencialmente de cerâmica ou vidro e armazene em um pote limpo. Use todos os dias nos locais afetados.
Esse OE também é eficiente no combate a dores musculares, nos joelhos, juntas, coluna e cabeça, além de tratar e prevenir cãibras.
Auxilia no tratamento de problemas no sistema nervoso e de circulação, principalmente nos membros inferiores.
Também é antisséptico e ajuda na regeneração da pele, tratando cicatrizes e queloides. 

Além desses benefícios físicos, há as vantagens emocionais e vibracionais que ele traz. Ao fazer um tratamento de Aromaterapia com Vetiver, você adquire mais firmeza, fortalece suas estruturas emocionais. Ele ajuda a superar situações de choque, medo, estresse e pânico.
SIM, os óleos essenciais são poderosos! Mas lembre-se de nunca substituir o tratamento alopático sem o conhecimento do seu médico.

Bibliografia


S.-T. Chou et al. Study of the chemical composition, antioxidant activity and anti-inflammatory activity of essential oil from Vetiveria zizanioidesFood Chemistry. 134 (2012) 262–268. Doi:10.1016.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

AROMATIZADOR DE SETE FORÇAS

Aromatizador de sete forças: saiba para que serve e como fazer
Afaste as más energias!
AFASTE AS MÁS ENERGIAS DA SUA VIDA!
Atraia bons fluidos! Liberte-se das más energias e vibrações negativas que possam perturbar você. Não temos a solução dos problemas, mas podemos ajudar na descoberta para o caminho melhor. 

 

 







Aromatizadores normalmente são sinônimo de bons fluídos e aromas agradáveis para nós ou para os ambientes. Sabendo dessa função, podemos potencializar sua ação combinando ingredientes que juntos têm um poder ainda maior, nos ajudando ainda mais a potencializar boas energias.
aromatizador de sete forças é destinado a juntar tranquilidade, proteção e força, ou seja, faz combinações de sete ervas que trazem diferentes efeitos e juntas se potencializam. Para seu total efeito, o aromatizador deve conter:
  • Canela  (01 pau ) que além de ser uma ativadora de boas energias, serve como excelente material afrodisíaco, perfeita para estimular a relação. Conservar velas aromáticas ou óleos essenciais de canela pela casa mantém o clima sempre em alta.
  • Alecrim, que traz energias positivas e coisas boas para dentro do seu lar, além de melhorar o humor das pessoas e ainda proporcionar melhoras à pele e à visão.
  • Lavanda, que alivia o peso corporal e melhora a disposição. Conhecida por ser digestiva, melhorar o bem-estar e ser muito eficiente no sistema imunológico, potencializando também as defesas naturais do corpo.
  • Cravo (01) Revigorante e também afrodisíaco, estimula e aumenta a energia pessoal, libido e disposição sexual. 
    - O aroma de Cravo é o  do movimento. Fazer as coisas acontecerem. A sua vibração é da persistência, desapego e revitalizante. Ajuda nos momentos de vida, onde se passa por mudanças, finalizações de tarefas e precisa-se dar continuidade em projetos, auxiliando no rompimento da barreira do desânimo e cansaço. Faz a assepsia energética, limpando o ambiente de miasmas, libera a energia psíquica antiga impregnada em objetos, roupas, ambientes, incentivando o desapego. Na Medicina Ayurveda é indicado para os biotipos ayurvédicos Kapha e Vata.
  • Sálvia branca .As sálvias estão presentes na humanidade há mais tempo do que possamos de fato contar. A sálvia branca, por exemplo, famosa por suas propriedades de renovação de energias perdidas, já era usada por tribos norte-americanas em rituais e considerada sagrada por muitas etnias indígenas.A Sálvia Branca é considerada uma das plantas mais sagradas entre os povos autóctones da América do Norte. Com formas variadas de uso, pode ser queimada juntamente com o tabaco no cachimbo sagrado (cachimbo da paz), ou em uma concha ou recipiente próprio para incenso e defumação. É utilizada para purificar locais sagrados e em várias cerimônias religiosas indígenas, como a tenda de suor, rodas de tambores, rodas de cura, etc. Na forma de chá, purifica o organismo e renova o sistema gastrointestinal. É utilizada para a proteção, o equilíbrio e a purificação do corpo, mente e espírito, para afastar energias intrusas e maus espíritos, assim como para adquirir força, discernimento e sabedoria
  • Pimenta vermelha - Sua fama de poderosa é inquestionável. Para proteção a pimenta é como se fosse uma espada espiritual que corta as energias ruins, sua cor vermelha vai absorvendo todos os males e energias negativas que estiverem em volta, use por tanto para se defender dos inimigos, afastar rival e até abertura de caminhos.A pimenta é usada a milhares de anos, pesquisadores já encontraram vestígios de pimentas em Múmias dos Faráos do Antigo egito.
  • Junípero (ramos) - Purificação e proteção do ambiente.Traz força e resistência. Usado em rituais de exorcismo, proteção, cura e amor. Na magia era tradicionalmente queimado para proteção contra os espíritos malignos.Nos hospitais franceses costumam queimar galhos de Junípero e Alecrim para purificar o ar. 
As ervas devem ser misturadas em um difusor e deixadas em conserva por 3 dias longe de luz, sendo agitadas duas vezes ao dia. Após esse período o aromatizador de sete forças estará pronto e deve ser conservado em geladeira até o fim. Ele poderá ser usado regularmente em você mesma ou nos ambientes (basta adicionar álcool de cereais e inserir em um difusor com varetas para que se espalhe pelos ambientes), mas nunca é bom fazer em grande quantidade para não perder o frescor natural da mistura.
Por fim, atente-se à quantidade de cada erva para que uma não mascare o odor da outra no seu aromatizador de sete forças. E opte por moê-las (as que não forem essências) antes e dispô-las no difusor de modo que nenhuma obstrua o borrifador ou as varetas.
Quanto a coar ou não, vai da sua preferência, mas em caso de optar por não coar, não use as flores da Lavanda para que não obstrua o borrifador, utilize apenas os ramos.

Óleos essenciais ou Florais?

Quando falamos em óleos essenciais (OE) muitas pessoas perguntam se há similaridade entre eles e as essências florais (EF). Os florais e a aromaterapia são ambos terapias alternativas, mas a forma de fabricação de cada um, o modo de utilização, os meios para se chegar à cura, são muito diferentes. Porém um grande objetivo é compartilhado entre as duas terapias: o equilíbrio do ser, a busca por uma vida plena.Nesse texto vamos conhecer algumas diferenças e similaridades entre eles.

O que são?

Óleo essencial (OE) é uma substancia vital aromática encontrada em flores ou outras partes de uma planta. É uma mistura de diversos componentes que estão presentes no vegetal, e que depois de extraídos formam um composto extremamente concentrado.
Uma essência floral (EF) não tem aroma, perfume ou componente químico da planta.
 É uma impressão da força vital desse vegetal cujas vibrações sutis não são percebidas pelos cinco sentidos. É uma forma muito diluída de extrato de uma planta, feito normalmente em água, extremamente delicada.


Como são preparados?


Para a fabricação de um OE a planta passa por um processo de extração, que normalmente é feita por arraste a vapor ou prensagem a frio (no caso das frutas cítricas). Sua proporção na planta é muito pequena (0,1% a 1%, em média), e por isso normalmente se usa uma grande quantidade de matéria vegetal para sua fabricação.
No preparo de uma EF não se perturba a planta. Na maioria das vezes, se usa de uma a três flores em água pura para preparar o que se denomina de “essência mãe”, expondo esse preparado aos rais solares. A essência mãe é diluída posteriormente para preparar as essências estoque. Esse preparo é ritualístico, uma união especial entre o preparador e a “consciência” do reino da natureza.
O estudo terapêutico dos OEs é conhecido de longa data, já nos primórdios da medicina ayurvédica e chinesa. Grécia e Egito também documentaram usos ritualísticos de OE para saúde e espiritualidade, oferecendo-os aos deuses.
Na história do cristianismo, é tamanha a importância dos aromas, que incenso e mirra são utilizados como presentes ao menino Jesus.
Nos séculos XVI e XVII a terapia com aromas se propagou com o início das bases científicas. Na década de 1920, em meio ao boom da indústria farmacêutica, o químico francês René Gattefossé usou o termo aromaterapia pela primeira vez, estudando o potencial curativo dos OEs.As EF foram desenvolvida pelo médico Edward Bach, na década de 1930, na Inglaterra, inspiradas nas clássicas tradições homeopáticas. Para o Dr. Bach, a personalidade da pessoa devia ser tratada, não a doença.
 A doença seria o resultado de um conflito entre a alma (Eu Superior – a parte mais perfeita do Ser) e a personalidade (Eu Inferior – o que nós somos, no nosso dia-a-dia).

Citações:

Gattefossé, sobre a aromaterapia: 

“Além de suas propriedades anti-sépticas e bactericidas (…), os óleos essenciais possuem propriedades antitóxicas e antivirais, têm uma poderosa ação vitalizante, um inegável poder curativo e extensas propriedades terapêuticas. (…) Hoje, óleos essenciais enriquecem nosso olfato. Usamo-los ‘para o prazer’ e, inconscientemente, para a nossa saúde”.

Bach, sobre a terapia floral: 

“O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar. (…) O paciente de amanhã deve compreender que ele, e só ele, pode se aliviar do sofrimento, embora possa obter conselhos e ajuda“.Mecanismo de ação.

A aromaterapia se utiliza do aroma dos OEs para promover a cura.
Através do olfato ou da absorção cutânea, moléculas de OE chegam ao sistêma límbico, ativando e equilibrando funções físicas, emocionais e vibracionais.
O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções. As essências florais são ferramentas para ajudar no processo de mudança e transformação de emoções negativas em neutras – e depois em positivas.
A EF trabalha no campo vibracional, mas sua ação no corpo leva a mudanças físicas e emocionais.
Confira o resuminho na tabela abaixo:
OEs e EFs podem trabalhar juntos, atuando num sistema complexo e delicado, cuidando do corpo, dos pensamentos e da alma.









Lindo, né?
Você já teve experiências com florais e aromaterapia? Me conte :)








domingo, 3 de dezembro de 2017

Receitinhas gripe - Aromaterapia

MANTENHA A GRIPE E O  RESFRIADO BEM LONGE
Use óleos essenciais antiviróticos e imunoestimulantes: Limão, Tea tree e Eucaliptos

AROMATIZAÇÃO AMBIENTAL
 Aromatizadores elétricos ou “Rechauds” cerâmico com vela, coloque um pouco de água e pingue de 10 a 15 gotas de um mesmo óleo essencial ou até 3 no total.
INALAÇÃO
Colocar em um recipiente com água quente, 1 gota de óleos essencial de limão, 1 gota de óleos essencial de tea tree e 1 gota de óleo essencial de eucalipto globulus, cobrir a cabeça com uma toalha e fechar ou proteger os olhos com uma máscara apropriada. Inalar o vapor por alguns minutos. Repetir pelo menos 2 vezes ao dia.
DURMA COMO UM ANJO- Pingue 2 gotas de óleo essencial de bergamota ou 2 gotas de óleo essencial de lavanda em uma bolinha de algodão e coloque em pedacinhos dentro da fronha.

Cromoterapia







O que é cromoterapia? Por que fazer?
A cromoterapia é um sistema holístico de medicina natural que usa as cores por meios externos e internos para equilibrar a mente, as emoções, a parte energética e o organismo físico, prevenindo e corrigindo as disfunções, além de despertar e desenvolver capacidades pessoais.
A cromoterapia possui uma proposta holística, ou seja, defende que o corpo físico não pode ser tratado isoladamente, levando em conta todos os níveis do ser humano (físico, energético, emocional, mental e espiritual), e não somente as partes físicas e seus sintomas, pois considera que todos os níveis são interligados e se afetam mutuamente.
Quanto ao efeito que produzem as cores classificam-se em: Quentes (com efeito estimulante), frias (com efeito calmante) e equilibrante (com efeito harmonizador).
A cromoterapia utiliza estímulos com determinadas frequências luminosas para restaurar, manter ou alternar as vibrações do corpo que resultam em saúde, física e mental, bem-estar e harmonia.
A cromoterapia pode ser usada para equilibrar os chakras (centros de energia muito parecidos com um funil localizados no corpo etérico) que têm a função de absorver energia vital do ambiente, transformá-la e distribuí-la pelo organismo; vitalizar a aura e desenvolver várias faculdades psicológicas (ou da consciência).
Cada um dos chakras está ligado a glândulas e governam órgãos. Os chakras giram e emitem uma cor própria que correspondem às 7 cores do arco-íris.

Os chakras não são entidades físicas em nosso corpo. Eles são representações metafísicas porque pertencem ao corpo áurico, e não ao corpo físico. A fotografia Kirlian nos permitiu capturar os chakras e provar sua existência no plano metafísico.


Foi provado que quando uma pessoa está travada em uma determinada emoção negativa, o chakra associado àquela emoção se encolhe até o tamanho de um botão de paletó. 
 Quando a mesma pessoa vivencia a emoção positiva correspondente, o chakra se expande até chegar ao tamanho de uma roda de carro!
 É esse o efeito que nossas emoções têm sobre esses centros de energia - nossos chakras.
Métodos de tratamento da cromoterapia:
A cromoterapia está em tudo, portanto, existe uma gama de tratamentos que poderão ser utilizados para o reequilíbrio do organismo:
 Lanterna de cromoterapia: lanterna utilizada normalmente pelo terapeuta para tratar o paciente, equilibrando chakras e estimulando órgãos;
 Alimentação: o terapeuta pode prescrever um alimento de uma determinada cor indicada a necessidade do paciente para fortalecer o organismo, sugerindo alimentos da cor chave para o problema.
 Água solarizada: é a energização da água com a cor mais indicada ao problema do paciente.
 Banho de luz: consiste em ficar sentado embaixo de um “spot” de luz colorida voltada para baixo, de modo a receber a luz por mais ou menos 15 minutos.
Como se preparar para a sessão de cromoterapia:
Evite comer imediatamente antes da cromoterapia, coma algo leve preferencialmente de 60 a 90 minutos antes.
Como utiliza-se a indução de cores, o ideal é que o paciente utilize roupas claras na sessão.
Antes da massagem retire seus adornos (anéis, corrente, brincos e relógios).
Indicações da cromoterapia:
Você sabe em que casos a cromoterapia é indicada? Confira a relação:
– Depressão;
– Ansiedade;
– Estresse;
– Fadiga;
– Dores em geral;
– Dor de cabeça;
– Enxaqueca;
– Diabetes;
– Pressão arterial elevada;
– Asma;
– Tosse.
Como a cromoterapia pode ajudar?
A técnica da cromoterapia pode ser feita através de luzes coloridas, e este serviço é oferecido em muitas clínicas estéticas ou centros holísticos.
Alguns profissionais também acreditam que as pessoas podem se beneficiar do uso de cores específicasem seu dia a dia. Com isso, podemos usar as cores na decoração da casa e também em nossas roupas. Conheça as cores usadas na cromoterapia, e também o que cada uma delas simboliza:
– Vermelho: segundo a cromoterapia, a cor vermelha ativa a circulação sanguínea e estimula o sistema nervoso. Ela está ligada ao chakra básico, que está localizado no baixo ventre e que comanda toda a coluna vertebral.
– Azul: para os adeptos da cromoterapia, a cor azul atua para a baixa da pressão arterial e, além disso, possui função analgésica. Ela corresponde ao chakra laríngeo, que atua no sistema respiratório e faz a gestão da nossa expressão verbal.
– Amarelo: o uso do amarelo atua nos olhos, nos ouvidos, nos ossos e nos tecidos internos. Essa cor está ligada ao chakra Plexo Solar, que rege o estômago e corresponde ao poder pessoal e satisfação.
– Laranja: a cromoterapia acredita que o laranja seja uma cor antidepressiva. Além disso, ela rejuvenesce e melhora o funcionamento do nosso metabolismo. Ligada ao chrakra umbilical, ela comanda as ações relacionadas ao sexo.
– Verde: esta cor atua no chakra cardíaco, que comanda o coração e o sistema circulatório. Pode ajudar, também, no combate à insônia.
– Índigo: segundo a cromoterapia, essa cor controla o sistema nervoso, pois corresponde ao chakra frontal. A cor índigo purifica o sangue e tem um efeito anestésico.

– Violeta: corresponde ao chakra coronário, localizado no alto da cabeça. A cor violeta atua acalmando os nervos e os músculos, bem como eliminando infecções e inflamações.

A cromoterapia é utlizada no alinhamento dos chakras durante a consulta de " avaliação radiestésica" 

conheça meu curso de cromoterapia aqui

Aromaterapia para tratar o medo

O medo é um sentimento natural do ser humano, que nos coloca em estado de atenção e alerta para possíveis riscos que possamos vir a correr. Mas quando o medo se torna algo recorrente ou excessivo pode significar um verdadeiro tormento para quem sofre desse mal. A aromaterapia é um tratamento natural que auxilia o combate ao medo por meio dos óleos essenciais.
Óleos essenciais tangerina
O medo aparece nos mais diversos momentos da nossa vida: medo de cair, medo de insetos que aparecem em nossas casas, medo de um acidente de trânsito, de uma pessoa suspeita na rua, de um barulho estranho que aparece no meio da noite em casa. Tudo isso faz o nosso coração disparar e o nosso corpo ficar imediatamente agitado, ofegante.  Quando o medo torna-se cotidiano ele pode prejudicar seriamente a qualidade de vida da pessoa. Os óleos essenciais possuem propriedades que nos ajudam a enfrentar esse sentimento. Veja abaixo quais são eles:
  • Lavanda: é um óleo essencial com diversas propriedades terapêuticas. No momento do medo ele ajuda a equilibrar as emoções, acalmar, diminuir a sensação de pânico e nos mais segurança e determinação para enfrentar os nossos problemas.
  • Gerânio: é um óleo essencial indicado a quem tem medo de enfrentar desafios, mudanças, falar em público, enfrentar situações novas. Ele estimula a coragem, a ousadia e a determinação.
  • Capim Limão ou Lemongrass + Olíbano + Manjerona: essa combinação de óleos essenciais é poderosa no combate à síndrome do pânico. Suas propriedades reunidas ajudam a retomar a consciência da realidade, acalma o cérebro e o coração, retoma a atividade cerebral normal e traz calma.
  • Gerânio + Bergamota: a combinação desses dois óleos é excelente para tratar fobias em geral, trazendo bem estar e calma nos momentos de taquicardia.
  • Cedro + Olíbano: essa combinação é indicada para pessoas que tem medos de coisas do dia a dia, como medo de insetos, medo de morrer, medo de ser assaltado, medo de falar em público, etc. São medos cotidianos que deixam a pessoa permanentemente alerta, com pouca capacidade de relaxar nos momentos certos.
  • Mandarina ou Tangerina + Lavanda + Cedro: este óleo é voltado para os medos emocionais, quem tem medo de ser feliz, tem medo da solidão, tem medo de confiar nas pessoas ao seu redor.

Receitinhas - Aromaterapia

A aromaterapia nos permite tratar e amenizar diversas enfermidades e distúrbios físicos e psicológicos. Com as combinações de óleos essenciais é possível tratar de gripes, insônia, problemas dermatológicos ou até mesmo a depressão. Conheça algumas receitas aromaterápicas simples para diversas finalidades e peça sempre o auxílio de um terapeuta especializado para evitar efeitos indesejados.

INSÔNIA


É possível, através da aromaterapia, suavizar os sintomas de uma insônia crônica ou temporária. Alguns óleos tem profundo efeito nas emoções, trazendo a calma e reduzindo a ansiedade. Desta forma, o usuário é induzido ao sono sem maiores efeitos colaterais. Conheça algumas receitas: 

→ No ambiente:
Em um aromatizador elétrico, coloque 6 gotas de óleo essencial de laranja, completando o restante com água.

→ Em massagens:
Misture 60ml de óleo vegetal de germe de trigo + 15 gotas de óleo essencial de lavanda + 15 gotas de óleo essencial de bergamota. Em seguida, massageie todo o corpo lentamente a fim de induzir ao relaxamento.

→ No banho:
Esfregue pelo corpo uma gota de óleo essencial de ylang ylang, em banho morno.

→ Antes de dormir:
Outra opção bastante eficaz é pingar 2 gotas de óleo essencial no travesseiro antes de dormir.

GRIPE


Para o combate à gripe e inflamações de origem respiratórias, usaremos a aromaterapia baseada nos óleos essenciais de tomilho (antisséptico), tea tree (fungicida, bactericida, emoliente, anti-inflamatório e cicatrizante) e o óleo essencial de laranja, tonificando o corpo como um todo. 

→ No ambiente:
Num aromatizador, coloque cinco gotas dos óleos essenciais de Tomilho, Tea Tree e Laranja.

→ No banho:
É possível inalar a mesma receita utilizada no ambiente durante o banho, utilizando de apenas 3 gotas para cada óleo. 

RELAXAMENTO


Óleos essenciaisOs óleos essências de lavanda, bergamota, alecrim e hortelã, são considerados analgésicos na aromaterapia, atuando diretamente nas terminações nervosas e aliviando a dor. Já os óleos de lavanda e laranja, também são sedativos e reduzem a hiperatividade do sistema nervoso. Outros óleos, como o gerânio, cipreste e eucalipto são antiespasmódicos, acalmando os nervos musculares. Lembrando que, dependendo das combinações, alguns óleos apresentam mais de uma característica. Aprenda a aplica-los com a finalidade de relaxamento:

→ Em massagens:
60ml óleo vegetal de semente de uva + 25 gotas de óleo essencial de lavanda + 5 gotas óleo essencial de ylang ylang. Utilize também como alternativa, o óleo corporal de Rosas e o de lavanda.

→ No banho:
Coloque 1 gota de óleo essencial de lavanda na bucha, passando-a por todo o corpo. Caso tome banho de banheira, pode colocar 5 gotas de óleo essencial de lavanda + 3 gotas de óleo essencial de ylang ylang, misturando bem na na água.

→ No ambiente:
Coloque 5 gotas de óleo essencial de tangerina num aromatizador elétrico, cobrindo o restante com água. 
PARA TRATAR PELE SECA

Com o aumento da idade, problemas de pele como as rugas, descolorações, flacidez ou rompimentos de vasos podem surgir. Com as massagens baseadas na aromaterapia, aliadas ao estímulo da circulação facial, podem auxiliar no crescimento de novas células. 

→ Uso tópico diário:
Aplique no rosto todos os dias o óleo perfumado de rosas, alternando com as seguintes misturas:
1. 60ml de óleo vegetal de germe de trigo + 20 gotas de óleo essencial de lavanda + 10 gotas de óleo essencial de gerânio.
2. 60ml de óleo vegetal amêndoa doce + 10 gotas de óleo essencial de patchouli + 20 gotas de óleo essencial de lavanda + 10 gotas de óleo essencial de alecrim.
Para massagens, as mesmas misturas podem ser utilizadas.
Antes da aplicação de uso tópico, é recomendado realizar o seguinte banho de vapor facial:
1. Adicione em uma bacia de água quente 7 gotas de óleo essencial de lavanda + 7 gotas de óleo essencial de gerânio.
2. Cubra a cabeça com uma toalha, deixando o vapor desobstruir os poros do rosto. A cada 5 minutos, adicione 2 gotas de cada óleo, repetindo por 15 minutos.

→ Máscara de argila:
Use a argila da cor que preferir e conforme a necessidade de sua pele.
Misture 1 xícara de argila pronta com 4 gotas de óleo essencial de lavanda, 2 gotas de óleo essencial de gerânio, 1 gota de óleo essencial de patchouli, 1 colher de sopa de óleo vegetal de castanha do Pará. Aplique a mistura no rosto, deixando agir por 20 minutos.

→ Em compressa:
Adicione 5 gotas de óleo essencial de lavanda em uma bacia de água morna. Embeba um chumaço de algodão e aplique no rosto durante 5 minutos. Repita até três vezes.
Para fazer uso de compressa com frequência, você pode alternar com óleos como o gerânio, patchouli e o alecrim.

ESTADOS EMOCIONAIS


Estado EmocionalAlguns óleos são considerados antidepressivos, enquanto outros, tem propriedades ansiolíticas e relaxantes. Portanto, é necessário o acompanhamento de um terapeuta para avaliar qual mistura será eficaz, pois algumas pessoas podem apresentar diferentes comportamentos. Para cada caso, será usada uma mistura diferente. Veja a seguir a aplicação de alguns dos óleos essenciais mais utilizados:


→ Em massagens:
  • Para ansiedade: 60ml de óleo vegetal + 10 gotas de óleo essencial de cedro + 10 gotas de óleo essencial de lavanda + 10 gotas de óleo essencial de tangerina.
  • Apatia: 60ml de óleo vegetal + 25 gotas de óleo essencial de alecrim + 5 gotas de óleo essencial de patchouli.
  • Melancolia: 60ml de óleo vegetal + 20 gotas de óleo essencial de lavanda + 10 gotas de óleo essencial de bergamota + 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta.
  • Irritabilidade: 60ml de óleo vegetal + 20 gotas de óleo essencial de lavanda + 7 gotas de óleo essencial de cipreste.
  • Fadiga mental: 60ml de óleo vegetal + 10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta + 15 gotas de óleo essencial de lavanda + 5 gotas de óleo essencial de alecrim.

→ No banho:
Coloque 1 gota do óleo essencial compatível com a sua necessidade, na bucha. 

Postagens mais visitadas