segunda-feira, 9 de abril de 2018

Dor no Joelho: Tratamento pela Medicina Tradicional Chinesa

25SEP
 Dor no joelho
O joelho suporta toda a carga do nosso corpo e o peso das coisas que carregamos, tem grande amplitude de movimentos e é muito suscetível a traumas mecânicos, especialmente quando praticamos atividades físicas de maneira inadequada.
Está com dor no joelho e quer saber o que pode ser?
–         Lesões nos tendões  Com rompimento total ou parcial dos ligamentos cruzados. A tendinite resultante causa dor aguda ou crônica localizada no tendão. Logo após um exercício físico aparece uma dor chata e a mobilidade fica prejudicada.
–         Lesões meniscais e bursite – Aparece a ruptura do menisco ou inflamação da bursa (que contêm o líquido que lubrifica a articulação) resultando em bursite. Ocasionalmente, a bursa pode desenvolver depósitos calcificados e tornar-se um problema crônico. A dor é severa e piora com o movimento, que fica muito limitado.
–         Condroses – São lesões da cartilagem das articulações.
–         Artroses – São lesões das superfícies articulares com desgaste da cartilagem e exposição do osso subcondral. A dor do joelho com artrose vai piorando gradativamente e só melhora com o repouso.  Ao sair do repouso a dor agrava-se rapidamente. Em casos avançados, a eventual substituição articular por prótese deve ser considerada.
Traumas repetidos causados pela prática de esporte e anomalias mecânicas ou ósseas, podem ser a causa das dores no joelho. Os sintomas estão relacionados com o local da dor e a estrutura lesionada, fácil de identificar apalpando.
Dica: Imediatamente após a lesão no joelho, o primeiro-socorro é muito importante para diminuir a dor. Mantenha o joelho em repouso logo que sentir dor, para evitar piorar o trauma; use gelo para resfriar a área afetada, isso vai diminuir o inchaço e eventual sangramento; Use bandagem elástica, para comprimir o local, diminuindo a inflamação e, por fim,  mantenha o joelho elevado para aumentar a drenagem de fluídos no local.
Como tratar a dor no joelho ?
Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), os traumas e sobrecargas mecânicas estão relacionados com a estagnação energética de Qi (energia) e Xue (sangue) nos meridianos que passam pelo joelho, o que facilita a invasão dos fatores externos como vento, umidade e frio. Também podem resultar em rim deficiente ou insuficiência do Jing, que causa deformidades nas crianças e degeneração óssea nos adultos.
Pontos de acupuntura a serem considerados são: R3, Xi Yan, Heding, F8, VB33, VB34, E34, B40 e as técnicas dos “4olhos” e  o “Ashi Xue”. Aplicações de moxaterapia e eletroacupuntura podem ser opções auxiliares úteis para tratar o joelho afetado.
Tenho tido bons resultados com a acupuntura para tratar a dor nos joelhos. Indico duas sessões por semana, durante três semanas.
Em geral, os pacientes (mesmo os idosos) recuperam a função, melhoram a mobilidade, diminuem a inflamação e a dor.

Analgésicos e anti-inflamatórios de uso interno não são muito eficazes em reduzir esta dor. O uso tópico do “Acheflan” (pomada ou spray), produto fitoterápico produzido a partir de um extrato de Cordia verbenaceae, é muito útil para diminuir a inflamação e a dor causadas pelos traumas no joelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas