A auriculoterapia é uma terapia que consiste na estimulação com agulhas, sementes de mostarda, objetos metálicos ou magnéticos em pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas, por exemplo.
A auriculoterapia atua nos pontos meridionais presentes na orelha. Acredita-se que o formato de nossas orelhas seja semelhante ao de um feto humano, e que determinados pontos correspondem a determinados sentidos, órgãos e emoções.
Além disso, a auriculoterapia ajuda a diagnosticar e a prevenir algumas doenças através da observação dos pontos específicos da orelha que se encontram alterados.
A técnica vem sendo difundida como forma de , relaxamento, e alguns tipos de doenças como, enxaqueca, tabagismo, dores no corpo, depressão, insônia, desânimo, baixa energia, e também como auxiliar no processo de emagrecimento, uma vez que esta técnica proporciona o controle da ansiedade e estresse.
Auriculoterapia para emagrecer
A auriculoterapia também pode ser usada para emagrecer, pois certos pontos específicos da orelha responsáveis pelo intestino, estômago, retenção de líquidos, ansiedade, estresse, sono ou vontade de comer, por exemplo, são estimulados de forma que o organismo atue na perda de peso.
É importante que, aliada à auriculoterapia, o indivíduo faça uma dieta para emagrecer indicada por um nutricionista, de preferência, e pratique exercício físico regularmente.
Para que serve a auriculoterapia
A auriculoterapia serve para diagnosticar, prevenir ou tratar diversas doenças físicas e psíquicas, como obesidade, ansiedade, contraturas musculares, problemas reumáticos ou depressão, por exemplo.
Indicações da auriculoterapia
A auriculoterapia está indicada no tratamento de:
- Dores por torções, contraturas ou distensões musculares, por exemplo;
- Problemas reumáticos, respiratórios, cardíacos, urinários, digestivos, hormonais, como obesidade, anorexia ou doenças da tireoide, por exemplo, e psicológicos, como ansiedade ou depressão.
Além disso, a auriculoterapia também pode ser utilizada para tratar a hipertensão, vertigens ou palpitações, por exemplo.
O profissional deverá se inteirar sobre os problemas do cliente e ativar os pontos correspondentes presentes em sua orelha através de agulhas, esferas magnéticas ou, sementes. A semente mais comum a ser utilizada nesta técnica é a semente de mostarda, que pode ser aquecida, ou não, e deve permanecer sobre o local até 7 dias.
Dois tipos de agulhas podem ser utilizadas para realizar o procedimento na região da orelha, as filiformes e as intradermas. As agulhas filiformes são bem fininhas e pequenas, elas podem ficar sobre o local entre 10 a 30 minutos. Já as intradermas, como o próprio nome diz, podem ficar abaixo da pele por até 7 dias.
As esferas magnéticas atuam conforme as sementes, elas pressionam o ponto meridional corresponde ao problema durante o período estipulado pelo profissional da área.
AURICULOTERAPIA FUNCIONA MESMO?
A auriculoterapia, como sendo parte de um dos procedimentos da acupuntura, é uma técnica reconhecida pela Organização Mundial da Saúde – OMS. Seus benefícios são comprovados e recomendados no auxílio a tratamentos médicos convencionais. Isto significa que sim, a auriculoterapia funciona e serve para ajudar as pessoas a solucionar diversos tipos de problemas de saúde, mesmo que a pessoa esteja em tratamento médico.
Esta técnica também pode auxiliar na melhora dos sintomas de clientes em tratamento com a quimioterapia e radioterapia, atenuando seus efeitos colaterais.
CONCLUSÃO
É importante saber como funciona a auriculoterapia e suas indicações, pois esta é uma técnica que cada vez mais se torna presente em tratamentos realizados por terapeutas para realizar um atendimento personalizado a seus clientes.
pontos: boca, nariz interno, pulmão, baço, brônquios, ponto do cérebro Shenmen, subcórtex,
endócrino, simpático, ponto da fome, ponto da sede' sangria no ápice
endócrino, simpático, ponto da fome, ponto da sede' sangria no ápice
Nenhum comentário:
Postar um comentário