quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Diminua as manchas na pele - óleo de Olíbano

Acabe com manchas na pele usando óleo essencial de Olíbano

O uso de óleos essenciais para tratar problemas de pele é natural, eficiente e, muitas vezes, mais barato que os tratamentos convencionais. Entenda como surgem as manchas na pele e conheça as maravilhas que óleo essencial de olíbano pode fazer para combatê-las.
Como surgem as manchas na pele

As manchas na pele normalmente são causadas pela produção desigual de melanina, que é a principal proteína responsável pela coloração da nossa pele e cabelos.
Quando nos expomos ao sol a melanina reage causando o escurecimento da pele. Essa é uma reação normal, com o objetivo de proteger o corpo dos raios solares. Porém, quando a exposição ao sol é excessiva em um curto período e sem a devida proteção, ou prolongada ao longo dos anos, ocorrem lesões na pele, que geram as manchas.
Os hormônios também podem ser causadores de manchas, como o uso de anticoncepcionais ou na gravidez, e podem se intensificar com depilações com cera, idade e falta de cuidados com a pele. Essas manchas muitas vezes são apenas um problema estético, porém há casos em que ela pode evoluir e se tornar um problema mais sério. Além das manchas, é comum que ao longo do tempo a nossa pele comece a sofrer também com rugas, desidratação e falta de elasticidade
Combatendo as manchas com Olíbano:


 O tratamento com óleo essencial de olíbano(Boswellia carterii) é fantástico para a pele. Ele atua como antioxidante, combatendo os radicais livres e o envelhecimento precoce. Também age contra inflamações e reforça o sistema imunológico, retardando e tratando o aparecimento de manchas. Além disso há comprovações de seu poder anticancerígeno, entre muitos outros benefícios. Incrível, não é?
 O olíbano era conhecido no antigo Egito o como o “rei dos óleos”, sendo muito usado como rejuvenescedor, embelezador e redutor de imperfeições da pele. Essas atividades são comprovadas pela ciência atual. Além disso, quando inalado, o olíbano promove sentimentos de paz, relaxamento, satisfação e bem-estar geral. Ou seja, tratamento por fora e por dentro.

Indicamos o uso de óleo essencial de olíbano associado ao de palmarosa (Cymbopogon Martinii), óleo de côco e cera de abelhas.
A palmarosa é um importante regenerador de tecidos, agindo também como hidratante profundo, o que potencializa o tratamento na pele.
Indicação de uso:
 Aplicação na região 2x ao dia.
Você encontra os óleos essenciais de olíbano e palmarosa (  indicado para melhorar as manchas e reduzir os marcas de expressão )  aqui no Blog ; envio pelo correio após confirmação do pagamento, ou entrego pessoalmente caso seja de São Paulo.  Óleos puros e com garantia de procedência. 50 gr R$ 30,00 + frete 
 Bibliografia especializada

Boswellia Carterii. Disponível em: http://www.sigmaaldrich.com/life-science/nutrition-research/learning-center/plant-profiler/boswellia-carterii.html> Acesso em 02/02/17.

Prakash, B. et al. / LWT – Food Science and Technology. 56 (2014) 240e247.

ÓLEO ESSENCIAL DE OLÍBANO – O THE BEST DOS ÓLEOS ESSENCIAIS



Creme facial com olíbano e Seiva de sangue de dragão 50 Gr  R$ 25,00 + envio  -  entre em contato




Você conhece o óleo essencial de olíbano? Ele é considerado o rei dos óleos essenciais  ( e um dos mais caros também )pois é capaz de potencializar a ação de todos os outros óleos e estimular a regeneração celular. Conheça os benefícios deste óleo para a saúde física, espiritual, emocional e para a beleza.
TODO O PODER DO ÓLEO ESSENCIAL DE OLÍBANO
Este óleo também é conhecimento como Frankincense apresenta inúmeros benefícios para a saúde física, emocional e espiritual, sendo amplamente utilizado desde o antigo Egito. Neste período, o olíbano era muito valioso e utilizado para fazer incensos, para tratamentos de beleza e também para ajudar as pessoas doentes a expulsar os maus espíritos que lhes causavam doenças. Veja seus benefícios, utilização e cuidados necessários.


BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE FÍSICA
Sistema respiratório: O óleo essencial de olíbano possui atuação eficaz como expectorante, ajudando a eliminar catarro do pulmão, do sinus (região do rosto onde fica acumulado), dos pulmões e dos intestinos, por isso é indicado para quem está com gripes, resfriados, sofre de bronquite, asma, tosses e outras deficiências respiratórias.
Sistema excretor e reprodutivo: o óleo frankincense é eficaz no tratamento de infecções urinárias, leucorreia, gonorreia e úlceras no intestino.
Para a pele: como possui efeito antiinflamatório, pode ser utilizado no combate a infecções bacterianas e por fungo, furúnculos e tumores.


BENEFÍCIOS PARA A BELEZA
Como ele é anti-inflamatório, adstringente e favorece a regeneração celular, é indicado para evitar rugas, tratar acne, cicatrizes e manchas, desentope poros da pele. Nos cabelos, ele hidrata e fortalece a raiz.


BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE EMOCIONAL
Combate a depressão, o medo, os estados obsessivos e também a ansiedade.


BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE ESPIRITUAL
Promove a proteção da alma, a clarividência e ajuda em processos de limpeza espiritual.


COMO UTILIZÁ-LO?
Você pode utilizar esse óleo essencial das seguintes maneiras:
·         Difusores elétricos ou a vela: coloque de 3 a 4 gotas e deixe o aroma espalhar pelo ambiente.
·         Queimadores: coloque de 4 a 8 gotas misturadas em 10 ml de água. A quantidade depende do tamanho do ambiente, quanto maior, mais gotas.
·         Uso externo: ele é um óleo de composição suave, e pode ser utilizado diretamente na pele. Entretanto, quem possui a pele mais sensível pode apresentar alguma irritação, por isso sugerimos utilizar 1 gota de óleo essencial de olíbano para cada 2 ou 3 gotas de óleo base, como de coco ou de amêndoas doces, por exemplo.


CUIDADOS NECESSÁRIOS

Sugerimos o uso de óleos essenciais sempre orientados por um profissional de aromaterapia. Sempre use em baixa dosagem, e por segurança, prefira o uso externo sempre diluído. Após a aplicação tópica (na pele), evite se expor ao sol nas próximas 12h. Apesar de suave, as crianças e grávidas não devem utilizar este óleo essencial.


Pensamento do dia

Enquanto seres humanos, frágeis, cheios de ausência internas e externas, tendemos tantas vezes a querer cristalizar momentos, épocas, pessoas, lugares e até estados emocionais em nossas vidas. De igual modo, muitas vezes tentamos pular, avançar, coisas desagradáveis que eventualmente decorrem em nossa existência. Coisas as quais, se pudéssemos, nem vivenciaríamos. Tão bom seria se pudéssemos ter um controle como naquele filme “Click” com Adam Sandler, onde ele pode controlar momentos da vida dele. Porem, infelizmente (ou felizmente, vai saber?) não é assim que a vida acontece. E quão difícil é pra gente perceber e lidar com isso. E é justamente aqui que entra a percepção da impermanência na vida.
Nada é fixo, nada é permanente, tudo se esvai, tudo flui. O budismo parte do pressuposto de que na vida há sofrimentos e eles são inevitáveis. E uma das principais causas dos nossos sofrimentos se dá no fato de termos apegos e aversões às coisas. Dá-se ao fato de não entendermos que não é possível manter-se presos a realidades que mais cedo ou mais tarde passarão. Sabe aquelas cenas em que há uma multidão de fãs loucos para tirarem uma foto, abraçarem ou pegarem um autografo de seu ídolo? E, no momento em que o ídolo passa naquele corredor de fãs, ele para, fala, tira foto, autografa, mas querendo eles ou não, o ídolo deles irá embora. Muitas vezes alguns deles tentam agarrar o ídolo em um abraço, mas não importa, ele irá!
Da mesma forma acontece com as realidades da vida: elas vêm, as experienciamos e então se consomem. Tentar se apegar é gerar sofrimento para nós mesmos. Se conseguíssemos entender que absolutamente nada em nossa existência é fixo, permanente, conseguiríamos lidar melhor com a realidade humana, sofreríamos menos. É como querer segurar um rio: mais cedo ou mais tarde ele vencerá a barreira e restarão apenas as dores devido o esforço de tentar mantê-lo fixo, parado, estagnado. Se uma árvore for completamente rígida, parada, ela se quebrará com a força do vento, pois o vento passará, e se ela tentar se manter cristalizada, ela vai sofrer as dores de se romper.
Portanto, tente ser como uma pequena rocha no meio da correnteza de um rio: ele vem, ao encontrar a rocha, as águas a contornam e o rio segue seu fluxo. A rocha não busca parar a correnteza – pois, se a tentasse, seria arrastada –, mas apenas experiência o fluxo e o contato com as águas e deixa que o movimento continue, posto que assim é a natureza da existência. Não lute contra a impermanência. Não crie apegos. Mantenha-se vivo na experiência e deixe as realidades completarem seu ciclo de impermanência e você lidará melhor com a vida e sofrerá menos.

FLORAIS PARA ESTUDANTES : A FÓRMULA PARA EXAME DE BACH

Florais para estudantes: a Fórmula para Exame de BachConhecidos como um recurso terapêutico adicional, os Florais de Bach são administrados por qualquer indivíduo que necessitar de uma ajuda extra para enfrentar problemas cotidianos ou questões de personalidade que precisem de “ajustes”.
Por isso, uma vez que as substâncias são compostas por vibrações de flores específicas, com adição de água e brandy, os florais não necessitam de receita médica para serem ingeridos – bastando a orientação de um terapeuta holístico para conceder as melhores opções.

FLORAIS PARA ESTUDANTES: A FÓRMULA PARA EXAME

Entre as maiores procuras que envolvem os florais, certamente estão aqueles que buscam a terapia como forma de auxiliar nos estudos. Afinal, no sistema de Florais de Bach, estudantes são altamente beneficiados através da chamada “Fórmula para Exame”, composta por cinco flores distintas.
Com essências de Clematis, Elm, Larch, White Chestnut e Gentian, a combinação é procurada constantemente por estudantes em diversas faixas etárias e para muitas finalidades: exames, vestibulares, concursos públicos e até mesmo processos seletivos para conseguir uma vaga de emprego.
A seguir, conheça a finalidade de cada uma das flores que compõem essa fórmula, e descubra como ela é capaz de harmonizar suas emoções e condições mentais, bem como eliminar padrões negativos que o estejam atrapalhando no processo de estudo e concentração. Para administrar a fórmula, tome 4 gotas, 4 vezes ao dia. Os resultados começam a ser sentidos em até 72 horas

Clematis

CLEMATIS


Você sente sono quando precisa estudar ou em horas impróprias, como durante aulas importantes? Pois essa é uma das funções de Clematis. Além dela, o floral também lhe concederá mais foco e concentração naquilo que precisa estudar.
Elm

ELM


Conferindo força e boa disposição, Elm atua quando o estudante se encontra sobrecarregado com a obrigação de seus afazeres – como ser aprovado, por exemplo – e sente  que pode fraquejar. Nada de abaixar a cabeça!

Larch

LARCH


Sabe aquela questão que, no fundo você sabe estar correta mas, por insegurança em si mesmo, acaba respondendo outra alternativa – e errando? Pois Larch tem como função eliminar esse tipo de falta de autoconfiança, fortalecendo a certeza naquilo em que já estudamos e sabemos a resposta.
White Chestnut

WHITE CHESTNUT


É normal sentir-se apreensivo, pressionado e conviver com uma série de sentimentos quando estamos em véspera de um exame decisivo. Entretanto, todo mundo também sabe que esse tipo de pressão pode arruinar os resultados. Por isso, os florais de White Chestnut atuam no estudante promovendo um estado de paz e quietude mental.

Gentian

GENTIAN


Por fim, Gentian impede que o estudante desanime. Seja por achar não estar pronto o suficiente ou, por eventualmente, reprovar vez ou outra, esse floral concederá a perseverança em continuar lutando pelos seus objetivos.

FLORAIS DE BACH PARA OBESIDADE ; COMPULSÃO ALIMENTAR e ANSIEDADE


Ainda que existam uma vasta gama de sistemas florais, para tratar dessa questão de saúde pública, os Florais de Bach costumam ser os mais utilizados, uma vez que este é o sistema pioneiro, pai de todos os demais. Afinal, a obesidade é uma doença crônica e, não somente de acordo com terapeutas holísticos, mas também com base de constatações da medicina tradicional, ela é a causa para uma infinidade de outras doenças.
Dentre as mais críticas podemos citar a diabetes, o colesterol elevado, ácido úrico excessivo, hipertensão arterial, riscos cardíacos, problemas renais, triglicérides elevado, depressão, apneia, fadiga, dentre outras condições até mesmo mais graves. Alguns tipos de câncer também estão associados à obesidade.
Mas se tantos são os efeitos nocivos à saúde, porque os índices de obesidade só aumentam em território nacional? Dentre os principais fatores que atrapalham no processo de emagrecimento, os distúrbios alimentares podem ser considerados os maiores vilões. E como identifica-los?
Em primeiro lugar está a compulsão, que pode estar relacionada à uma vasta gama de razões; algumas delas estão associadas à depressão, ansiedade, estresse, e outros gatilhos mentais onde o indivíduo passa a comer em excesso como forma de amenizar os sintomas de determinadas condições. Outros distúrbios também bastante comuns onde o processo de emagrecimento é deficiente ou exagerado estão presentes em doenças como a anorexia (rejeição à comida) e a bulimia (ingestão compulsiva de alimentos, seguida pela indução de vômito ou diarreias).
A privação excessiva de alimentos ou dietas radicais e absurdas que a mídia divulga constantemente podem também ser a causa de compulsões após um período de severa restrição alimentar. Isso acontece pois o organismo é programado para armazenar gordura para um próximo período de escassez (leia “dieta”). Ou seja, após o fim do regime, todo o peso perdido é rapidamente recuperado, e todo o esforço é jogado fora.



FLORAIS DE BACH PARA OBESIDADE
Diante de tantos hábitos que podem causar a obesidade ou mesmo dificultar o processo de emagrecimento, os Florais de Bach podem ser utilizados como um tratamento holístico em prol do bem-estar geral do indivíduo.
Direcionados a desequilíbrios de origem física, mental, emocional e até mesmo espiritual, os florais são prescritos de acordo com o estado mental e emocional do paciente, capazes então de atuar como um tratamento complementar à ansiedade, compulsões, transtornos de personalidade, impaciência, baixa autoestima, estresse, dentre outros fatores que também podem influenciar no processo de emagrecimento.
Como dito, os florais consistem em uma terapia auxiliar, e não devem ser utilizados individualmente para tratamentos de condições como a obesidade. Para um resultado completo, é aconselhável que o paciente seja consultado por um endocrinologista, realize exames periódicos, passe a se exercitar regularmente e se alimente de acordo com fatores nutricionais indicados para seus objetivos. Neste cenário, os florais atuariam como um ponto de equilíbrio para suas emoções em desarmonia e sentimentos negativos, auxiliando-o a superar obstáculos, amar seu próprio corpo e deixar de lado manias e compulsões oriundas de razões emocionais.
A seguir, listamos o trio de florais de Bach para obesidade, os mais indicados para quem quer emagrecer ou ao menos fazer com que seus processos de reeducação alimentar funcionem de maneira definitiva – sem recaídas ou efeito sanfona. Os florais podem ser administrados em duas gotas, quatro vezes ao dia. As gotas podem ser colocadas diretamente na boca, ou diluídas em um copo d’água.
·         Cherry Plum: indicado para as famosas “bocas nervosas”, ele busca tratar o físico, mental e emocional dos indivíduos que estão sempre impacientes, agitados e acabam beliscando doces e alimentos diversos ao longo do dia. Ao final das contas, percebem que perderam o controle da situação;quando estiver prestes a perder o controle, Cherry Plum entra em ação auxiliando-o a agir de forma mais racional, pensando claramente já com a mente equilibrada e calma. Durante uma dieta, quando estiver com medo de perder o controle sobre ela, o floral também pode ajudá-lo a pensar
·         Crab Apple: conhecido como o floral da limpeza, o Crab Apple é recomendado para pessoas que se olham no espelho e não gostam do que veem; seja em aspecto físico ou em suas personalidades. Diante dessa condição, acabam se tornando pessoas ansiosas para se verem livres daquilo que tanto desgostam; se a primeira tentativa de perder peso falha, desanimam e jogam tudo para o alto; esse floral  ajudará a aceitar suas eventuais insatisfações físicas, fazendo-o se sentir melhor sobre a maneira como realmente é. Basicamente, quando você se sente mal por alguma característica sua, este floral atuará no processo de aceitação pessoal.
·         Chestnut Bud: se já tentou emagrecer por várias vezes, e nunca obteve sucesso, esse pode ser o floral mais indicado. Direcionado para aqueles que repetem os erros sem nunca aprenderem a lição, o Chestnut Bud ensina a deixar o passado para trás e prosseguir assertivamente;diante da compulsão, este é um floral capaz de fazê-lo observar com objetividade seus comportamentos e erros, conseguindo seguir em frente. Também atua para que você não repita os mesmos equívocos em outras dietas e também absorva o conhecimento a partir de suas experiências.  



quinta-feira, 16 de novembro de 2017

AURICULOTERAPIA PARA PARAR DE FUMAR

AURICULOTERAPIA PARA PARAR DE FUMAR

A auriculoterapia trata de diversos tipos de doenças físicas, mentais e de dependência. É uma técnica especialmente indicada para quem deseja parar de fumar, pois os pontos meridianos que correspondem ao vício de fumar, se localizam principalmente na orelha.
O número de fumantes no Brasil têm diminuído com o passar dos anos, porém, ainda temos cerca de 15% da população brasileira que possui este vício.
Apresentaremos neste artigo o tratamento com auriculoterapia para parar de fumar e explicar como a auriculoterapia atua contra o tabagismo.
A auriculoterapia é um procedimento que utiliza os pontos meridianos situados na região da orelha para tratar e solucionar diversos sintomas que fazem mal à saúde. A técnica possui a função de desbloquear os nós energéticos que se formam ao longo do corpo e provocam doenças de diversos tipos.
As ferramentas utilizadas pela auriculoterapia variam de agulhas, como as da acupuntura, a sementes e, calor. Algumas vezes as sementes são aquecidas antes de serem aplicadas sobre os pontos meridianos identificados pelo especialista.
pessoa destruindo cigarros


A AURICULOTERAPIA PARA QUEM DESEJA PARAR DE FUMAR
Os principais pontos identificados para tratar o problema da dependência do cigarro se localizam próximos aos polegares, pulsos e, principalmente na região das orelhas. Estes pontos possuem a função de fornecer ao cliente o estímulo necessário para direcionar seus desejos, apetites e nervosismo, gerando, automaticamente, um sentimento profundo de determinação.

A AURICULOTERAPIA AJUDA A MANTER O PESO DURANTE O TRATAMENTO
Muitas pessoas reclamam do aumento de peso adquirido durante alguns tratamentos inibidores do fumo. Isto ocorre, por que, geralmente, estas pessoas tendem a direcionar o vício, adquirindo hábitos novos de forma compulsiva e exagerada. A compulsão por alimentos é muito comum entre as pessoas que tratam o tabagismo.
Através do tratamento da auriculoterapia para deixar de fumar, os sintomas causadores desta compulsão são inibidos pelo especialista. Ele trata de pressionar os pontos meridianos relacionados ao estresse e ao equilíbrio interno, favorecendo o autocontrole do cliente.
QUANTO TEMPO DURA UMA SESSÃO DE AURICULOTERAPIA PARA PARAR DE FUMAR?
Uma sessão de auriculoterapia para tratar a dependência pelo fumo dura em media 30 minutos. Sendo que o cliente deverá comparecer até 2 vezes por semana durante o tratamento. Esta média de tempo pode variar de acordo com a opinião do terapeuta e a evolução do cliente.
É interessante que, mesmo após o tratamento com auriculoterapia para parar de fumar, o cliente continue fazendo sessões com o terapeuta para lidar com controle da ansiedade, um dos principais motivos do fumo.

Em conjunto com um floral , a probabilidade de sucesso no tratamento é dobrada, veja aqui o floral


pontos: boca, nariz interno, pulmão, baço, brônquios, ponto do cérebro Shenmen,
subcórtex, endócrino, simpático, ponto da fome, ponto da sede' sangria no ápice


AURICULOTERAPIA NA OBESIDADE

A auriculoterapia trata os pontos meridionais situados na orelha, reduz a ansiedade e traz benefícios no combate à ansiedade e trata a obesidade.

Antes de sabermos se como atua a auriculoterapia na obesidade é importante entendermos por que ficamos obesos.


A obesidade ocorre quando há acúmulo de gordura corporal e doenças relacionadas ao aumento de peso, tais como, diabetes, pressão alta, colesterol, flebite, trombose, problemas metabólicos, problemas reprodutivos, esterilidade, impotência, artrite, artrose e muitas outras.
Os hábitos culturais modernos, estresse e fatores genéticos estão entre as principais causas da obesidade.
Uma ótima notícia é que é possível utilizar a auriculoterapia para tratar a obesidade com resultados satisfatórios. Veja mais neste artigo!

COMO TRATAR A OBESIDADE

Você pode tratar a obesidade adotando uma dieta balanceada, praticando exercícios físicos e cuidando do seu bem estar e ansiedade.
A ansiedade pode favorecer que você venha a sentir vontade de satisfazer-se com alimentos gordurosos que promovem a sensação de prazer momentâneo.
Seus sintomas são os principais influenciadores da compulsão alimentar. Ou seja, as pessoas mais ansiosas tendem a comer mais, mesmo quando estão sem fome.

COMO TRATAR A OBESIDADE COM A AURICULOTERAPIA

Para combater a ansiedade existem as terapias, que são meios naturais de conter o problema. Um tipo de terapia eficaz para tratar a obesidade é a auriculoterapia.
A auriculoterapia trata de pressionar os pontos meridionais situados na região da orelha. Pontos meridionais são aqueles identificados pela acupuntura.
Os orientais defendem que cada ponto meridional está relacionado ao funcionamento dos órgãos. E na orelha se encontram diversos pontos correspondentes.
Ao pressionar estes pontos estimulamos o bom funcionamento destes órgãos, melhoramos as atividades metabólicas e também digestivas. Aliviamos o estresse, a ansiedade, e restauramos o equilíbrio.
Já foram relatados diversos casos de pessoas que ficaram obesas devido deixar o tabagismo.
Há um tratamento específico de auriculoterapia para parar de fumar que faz com que o cliente ao deixar de fumar, controle sua ansiedade e não transfira o vício para outros hábitos compulsivos, como comer exageradamente.

COMO É A APLICAÇÃO DA AURICULOTERAPIA

O profissional deverá tratar de realizar a aplicação do método utilizando pequenas sementes, como a semente de mostarda, imãs, ou até mesmo agulhas.
As sementes podem ser aquecidas ou não, no momento da aplicação. Geralmente as sementes são fixadas no ponto auricular de precisão e permanecem ali por dias.
O especialista determina o ponto meridional exato que corresponde ao alívio da ansiedade e por isso é preciso que seja escolhido um bom profissional para realizar a aplicação deste método.
Os resultados são rápidos e servirão de apoio à mudança de hábitos do cliente que pretende emagrecer e se ver livre da obesidade para sempre.

CONCLUSÃO

É muito comum que alguns leitores do blog cheguem até mim através de artigos para procurar alguma técnica  que ajude a emagrecer ou algum tratamento complementar como a auriculoterapia na obesidade, porém, não é tão simples assim.Para emagrecer é necessário que haja uma mudança de hábitos. Atividade física e alimentação saudável é a combinação perfeita para atingir os resultados desejados, além de disciplina e comprometimento com o objetivo.
Claro que a técnica ajuda, mas você também precisa querer ser ajudado


Pontos: endócrino, ponto do cérebro, ânimo, frontal, fome, rim, intestino grosso, triplo aquecedor,
 ponto correspondente (se houver inchaço: região de flatulência), constipação, pulmão

Caso tenha interesse, me procure aqui



Tente o combo  aurículo + floral    :)

Abs

Auriculoterapia dói?

Algumas pessoas têm receio de receber o tratamento com auriculoterapia pois acreditam que esta técnica possa gerar dores e efeitos colaterais indesejados.

A auriculoterapia é indicada para tratar sintomas como estresse, dores musculares, enxaqueca, alterações hormonais, depressão, obesidade e muitos outros, através da aplicação de agulhas intradérmicas nos pontos meridianos específicos localizados na orelha.
A aplicação destas agulhas costuma ser indolor e até imperceptível para a maioria das pessoas, pois se trata de agulhas muito finas que perfuram a região auricular com facilidade.
Muitas pessoas acabam por não receber esta técnica, pois acham que a auriculoterapia dói.
Neste artigo, veremos mais sobre os efeitos da aplicação desta técnica.
Mulher recebendo auriculoterapia


AURICULOTERAPIA NÃO DÓI

Este é um tipo de tratamento, que não deve causar dor, contudo, a sensação de incômodo pode ocorrer caso a agulha atinja algum vaso e gere um pequeno hematoma, o que ocorre normalmente sem efeitos graves.
Mulheres em período menstrual, quando se encontram mais sensíveis, estão entre as pessoas menos tolerantes a aplicação das agulhas, mas ainda assim, suportam o tratamento sem grandes problemas.

QUAL É A SENSAÇÃO PROVOCADA PELA APLICAÇÃO DA AURICULOTERAPIA?

A sensação provocada pela aplicação destas agulhas na região da orelha deverá ser de peso, formigamento, ou algo semelhante à picada de uma formiguinha. Tais sintomas indicam que o tratamento iniciado demonstra resultados positivos em relação à aplicação das agulhas e liberação das energias bloqueadas. Ao liberar o fluxo de energia “QI” o corpo inicia o processo de reequilíbrio e cura.
Caso a pessoa sinta dor no local da aplicação da agulha, o terapeuta deverá ser alertado para que a mesma possa ser reintroduzida.

OUTRAS OPÇÕES ALÉM DA AGULHA

A auriculoterapia conta atualmente com a utilização de diversos utensílios para a aplicação da técnica para que o cliente não sinta dor nem aversão a agulhas.
É possível substituir as agulhas utilizadas na terapia tradicional por sementes de mostarda, pequenas esferas de metal magnetizadas, ouro, cristal ou prata. Estas opções que substituem as agulhas são fixadas no ponto meridiano específico da orelha através de fita micropore.
Os especialistas garantem que os resultados obtidos pela aplicação de sementes ou esferas, serão os mesmos proporcionados pela aplicação das agulhas.
A auriculoterapia deve ser aplicada em sessões semanais de acordo com a recomendação do terapeuta.
O tratamento pode durar até 10 sessões ou mais, dependendo da gravidade do problema a ser tratado ou, de acordo com a recuperação do paciente.

POR QUE A AURICULOTERAPIA VEM CRESCENDO? • Diagnóstico. • Tratamento. • Resultados comprovados. • Resultados rápidos. • Cura – Processo ativo e participativo. • Recurso a mais (Laser, Eletro, Fitoterapia). • Fácil aceitação. • Fácil aprendizado. • Fácil aplicação. • Baixo custo.

Auriculoterapia

A auriculoterapia é uma terapia que consiste na estimulação com agulhas, sementes de mostarda, objetos metálicos ou magnéticos em pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas, por exemplo.
auriculoterapia atua nos pontos meridionais presentes na orelha. Acredita-se que o formato de nossas orelhas seja semelhante ao de um feto humano, e que determinados pontos correspondem a determinados sentidos, órgãos e emoções.
Além disso, a auriculoterapia ajuda a diagnosticar e a prevenir algumas doenças através da observação dos pontos específicos da orelha que se encontram alterados.
A técnica vem sendo difundida como forma de , relaxamento, e alguns tipos de doenças como, enxaqueca, tabagismo, dores no corpo, depressão, insônia, desânimo, baixa energia, e também como auxiliar no processo de emagrecimento, uma vez que esta técnica proporciona o controle da ansiedade e estresse.

​Auriculoterapia para emagrecer

A auriculoterapia também pode ser usada para emagrecer, pois certos pontos específicos da orelha responsáveis pelo intestino, estômago, retenção de líquidos, ansiedade, estresse, sono ou vontade de comer, por exemplo, são estimulados de forma que o organismo atue na perda de peso.
É importante que, aliada à auriculoterapia, o indivíduo faça uma dieta para emagrecer indicada por um nutricionista, de preferência, e pratique exercício físico regularmente.

Para que serve a auriculoterapia

A auriculoterapia serve para diagnosticar, prevenir ou tratar diversas doenças físicas e psíquicas, como obesidade, ansiedade, contraturas musculares, problemas reumáticos ou depressão, por exemplo.

Indicações da auriculoterapia

​A auriculoterapia está indicada no tratamento de:
  • Dores por torções, contraturas ou distensões musculares, por exemplo;
  • Problemas reumáticos, respiratórios, cardíacos, urinários, digestivos, hormonais, como obesidade, anorexia ou doenças da tireoide, por exemplo, e psicológicos, como ansiedade ou depressão.
Além disso, a auriculoterapia também pode ser utilizada para tratar a hipertensão, vertigens ou palpitações, por exemplo.
O profissional deverá se inteirar sobre os problemas do cliente e ativar os pontos correspondentes presentes em sua orelha através de agulhas, esferas magnéticas ou, sementes. A semente mais comum a ser utilizada nesta técnica é a semente de mostarda, que pode ser aquecida, ou não, e deve permanecer sobre o local até 7 dias.
Dois tipos de agulhas podem ser utilizadas para realizar o procedimento na região da orelha, as filiformes e as intradermas. As agulhas filiformes são bem fininhas e pequenas, elas podem ficar sobre o local entre 10 a 30 minutos. Já as intradermas, como o próprio nome diz, podem ficar abaixo da pele por até 7 dias.
As esferas magnéticas atuam conforme as sementes, elas pressionam o ponto meridional corresponde ao problema durante o período estipulado pelo profissional da área.

AURICULOTERAPIA FUNCIONA MESMO?

A auriculoterapia, como sendo parte de um dos procedimentos da acupuntura, é uma técnica reconhecida pela Organização Mundial da Saúde – OMS. Seus benefícios são comprovados e recomendados no auxílio a tratamentos médicos convencionais. Isto significa que sim, a auriculoterapia funciona e serve para ajudar as pessoas a solucionar diversos tipos de problemas de saúde, mesmo que a pessoa esteja em tratamento médico.
Esta técnica também pode auxiliar na melhora dos sintomas de clientes em tratamento com a quimioterapia e radioterapia, atenuando seus efeitos colaterais.

CONCLUSÃO

É importante saber como funciona a auriculoterapia e suas indicações, pois esta é uma técnica que cada vez mais se torna presente em tratamentos realizados por terapeutas para realizar um atendimento personalizado a seus clientes.


pontos: boca, nariz interno, pulmão, baço, brônquios, ponto do cérebro Shenmen, subcórtex,
 endócrino, simpático, ponto da fome, ponto da sede' sangria no ápice

Postagens mais visitadas