quinta-feira, 1 de junho de 2017

O que é Terapia floral?

  


Trata- se de uma prática terapêutica energética que tem como objetivo resgatar o equilíbrio mental e emocional, assim como despertar características positivas da personalidade e resgatar as que, por algum motivo estão bloqueadas ou desequilibradas.
 as essências florais são extratos líquidos naturais e altamente diluídos de flores, plantas e arbustos, que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais.
são portando essências vibracionais das flores, transmitidas através da água, ao campo energético humano.
os florais de bach são de ação benigna, não provocam dependência e podem ser usados por pessoas de todas as idades com absoluta segurança.
não substituem o tratamento médico convencional , mas o auxilia , sendo de acordo com a organização mundial de saúde (oms) uma terapia eficaz e recomendada.
existem outros sistemas de terapia floral (  st germain, amazonas, minas... joel aleixo etc. , eu trabalho apenas com os florais de bach )
diferenças entre a terapia floral e outras terapias

-          Homeopatia e florais: a homeopatia é um método terapêutico vibracional criado pelo médico alemão samuel christian hahnemann (17551843), no século 19. é baseado na lei dos semelhantes e tem como ponto de partida drogas de origem animal, vegetal e mineral, que passam por diluições e sucussões repetidas, até que nelas não haja mais matéria, apenas energia.
-          Fitoterapia e florais:
-          A fitoterapia é o tratamento de doenças por meio de plantas medicinais. este tratamento é baseado nos princípios ativos da planta, substâncias químicas que exercem efeito farmacológico. os princípios ativos podem estar presentes em todo o vegetal ou em alguma de suas partes, como as flores, folhas, frutos, caule, raízes ou sementes.
-          Terapia floral: na terapia floral usamse somente flores na preparação das essências, e não outras partes da planta; as essências florais nunca são tóxicas, pois têm natureza vibracional, não têm matéria física suficiente para exercer efeito farmacológico; busca tratar doenças emocionais e não físicas.
-          método vibracional,utilizando somente material vegetal,e desperta virtudes em oposição aos vícios de personalidade. são utilizados principalmente por ingestão ( mas podese usar  como spray e creme também ) e não tem contra indicações, podendo ser utilizada  por adultos ( inclusive mulheres grávidas ), animais , crianças e até plantas.
-          Aromaterapia e terapia floral: a aromaterapia é um ramo da fitoterapia. é o tratamento      de  desequilíbrios  por  meio   de   óleos   essenciais os óleos essenciais podem ser extraídos de diversas partes das plantas: folhas, rizomas, caules, flores, cascas. por serem extremamente concentrados, não devem ser ingeridos e possuem contra indicação em alguns casos mesmo usados externamente.

  Ação floral 
Os florais atuam no campo energético vibracional . os florais de bach têm frequências muito altas, atingindo de 257 à 490 hertz e podem, gentilmente, elevar as nossas vibrações, os homeopáticos e a acupuntura atuam  no campo etérico ( cópia energética direta do corpo físico  ( anatômica e fisiologicamente e se sobrepõe a  ele ) e atinge o vibracional lentamente, o único floral que age diretamente no campo etérico chamase olive (indicado para graves quadros de stress).
Nossos pensamentos são a maior ferramenta para saúde perfeita ( pois o pensamento ocorre em uma velocidade infinita ( acima da velocidade de luz ). existem padrões mentais que nos levam as doenças, o pior de todos os sentimentos negativos chamo de culpa, a culpa paralisa e faz desencadear muitas doenças, ela funciona como empilhamento de memórias.
Em nível energético não podemos esquecer que os iguais se atraem e não os diferentes, ou seja, você atrai para si o que pensa e o que sente.
O floral tem a capacidade de limpar a memória energética (apaga o registro do trauma), antes de atingir o corpo, uma doença atinge o nosso campo vibracional (corpo + 6 corpos). nossos padrões de pensamento tomam formas, e essas formas é que são atraídas para nosso campo vibracional, ou seja, uma doença antes de atingir diretamente o corpo ela atinge nossa corpo astral.
O mental e o emocional irão direcionar a saúde.
Ser humano é muito complexo e desafiador! somos  cheio de emoções e sentimentos que se mesclam a tudo a que somos expostos diariamente.

Por ainda não nos conhecermos tão bem fica difícil assimilar algumas situações e as emoções que elas nos fazem sentir. essa falta de compreensão pode fazer com que nossas emoções se desequilibrem com bastante frequência e se isso se prolongar por um longo período podemos desenvolver algumas doenças que se manifestarão no corpo físico ou então podemos ter momentos desagradáveis relacionados a transtornos psicológicos, como ansiedade, irritabilidade, baixa autoestima, por exemplo, que acabam deixando nossos dias um tanto mais difíceis.

Acredito que querer e procurar ajuda já é um passo muito importante para o processo de cura e hoje falo dos florais de bach com facilitador e auxiliador no processo de cura e autoconhecimento. 
Se você optar por iniciar um tratamento ou aliar os florais com outros tratamentos em andamento mas se sente inseguro em fazer isso sozinho é interessante, então, buscar o acompanhamento de algum profissional que estudou e aprofundou os conhecimentos nessa área, além de ser alguém com quem você pode compartilhar algumas dores e juntos tentar encontrar a melhor fórmula para auxiliar no reequilíbrio emocional e restituir a saúde de uma forma natural.

Como é a sessão com um terapeuta floral:
Algumas pessoas sentem dificuldade em falar sobre si mesmas, como se enxergam, seus pensamentos, sentimentos e emoções. muitas vezes acham que nem tem o que falar ou mesmo por onde começar. mas isso logo some depois de 1 minuto de conversa e conforme a sessão se desenrola tudo fica mais fácil.

É importante dizer que não usamos os florais, diretamente, para tratar problemas físicos já instalados, como por exemplo: uma úlcera gástrica, pressão alta, dor de cabeça, dor nas costas, problemas intestinais ou até mesmo porque para emagrecer. o que pode acontecer nesses casos é haver uma melhora dos sintomas físicos. digamos que o paciente esteja com gastrite, essa gastrite está relacionada com o estresse e a raiva, se usarmos um floral para esse desequilíbrio emocional, é muito provável que  o paciente sinta melhoras no quadro físico da gastrite.

A filosofia do dr. bach é descobrir a causa do problema observando as emoções, o comportamento, temperamento, e como nos sentimos e reagimos diante dos acontecimentos. esse processo leva alguns meses e chamamos esse processo de "peel the onion" ("descascar a cebola") onde vamos a cada sessão desvendando/retirando as camadas que encobriram nossa essência. conforme os anos passam e não fazemos uma faxina interior, um problema emocional/físico ou mental que temos hoje está relacionado com algum trauma lá na infância ou algo que não soubemos processar adequadamente.

Importante ressaltar a ética profissional e o sigilo absoluto, e cada paciente é único e será tratado de maneira especial que deve e merece ser tratado.

Quanto tempo dura o tratamento?
A frequência ideal para acompanhar o progresso e dificuldades que possam surgir durante o tratamento é ao final de cada frasquinho que leva em torno de 20 a 30 dias se se usado conforme recomendação, portanto no geral, uma consulta por mês.

A duração do tratamento varia de pessoa pra pessoa e o motivo pelo qual se procura um auxílio desse tipo, e até mesmo da perseverança em prosseguir com o tratamento, mas como muitas pessoas pedem pelo menos uma média:

Para problemas mais simples e agudos levase em torno de 3 a 4 meses.*
Para problemas mais crônicos levase em torno de 5  meses ou mais.*

*essa duração não é rígida e nem fixa,serve  apenas pra ilustrar em meses o quanto pode demorar pois essa é uma questão bastante frequente.

Viver uma vida mais leve, lidar com os problemas com mais tranquilidade e tomar decisões mais acertadas depende da nossa capacidade de equilíbrio interno e de como enxergamos as dificuldades. portanto sempre que necessário o florais podem ser utilizados como aliado da nossa saúde, afim de termos mais bem estar físico, mental, emocional e espiritual.



O que os florais tratam?

Dr. bach acreditava que muitas das nossas doenças físicas e dores são reflexos dos nossas emoções e pensamentos em desequilíbrio.
Se não soubermos lidar com nossas emoções ou ficarmos muito focados no lado negativo dos problemas, por exemplo, nosso corpo reage a fim de nos alertar que algo não vai bem, e como resultado ficamos doentes.

As doenças físicas de fundo emocional recebem o nome de doenças psicossomáticas e são doenças que muitas vezes procuramos auxílio médico, fazemos exames esperando encontrar a causa da nossa dor mas nada encontramos.
Vou citar alguns exemplos de estados emocionais e problemas relacionados às nossas emoções que geram alguns desequilíbrios que podem ser sentidos no corpo físico:
•       ansiedade
•       fobias e síndrome do pânico
•       tristeza
•       vazio
•       ressentimento
•       depressão
•       raiva
•       apatia
•       insônia e dificuldade para dormir
•       desânimo e falta de perspectiva na vida
•       indecisão
•       culpa
•       preguiça
•       falta de confiança
•       sintomas de tpm e menopausa
•       mudança de humor repentina
•       compulsões
•       stress
•       tensão
•       intolerância
•       irritabilidade, impaciência e explosão
•       falta de autoconfiança e autoestima
•       choques emocionais relacionados a perda de um ente querido, por exemplo.
•       sentimento de desencorajamento e falta de esperança frente a desafios
•       preocupação
•       pensamentos repetitivos
•       ciúmes e inveja
•       birra (no caso das crianças)
•       egocentrismo
•       possessividade
•       medos do mais simples até terror/pânico
•       cansaço físico e mental

É importante ter em mente que os florais nada tem de místico ou esotérico e não fazem nossos problemas desaparecerem. o trabalho deles é ajudar nosso corpo emocional a reencontrar o equilíbrio e harmonia perdidos para voltarmos ao estado saudável e positivo.

Muitas pessoas não confiam ou por não entenderem como funciona, se tornam céticas quanto aos benefícios dos florais. são os chamados são tomé, que precisam ver pra crer. mas para essas pessoas já digo que muitas pesquisas científicas estão sendo feitas a fim de comprovar a eficácia do tratamento em inúmeras doenças ou problemas psicológicos. porém, desde 1956, a oms reconhece os florais como tratamento natural e é utilizada em muitos países com grande aceitação.

Quem pode tomar?

Os florais atuam através da energia sutil das flores,  é um tratamento barato, totalmente seguro, sem contraindicações ou efeitos colaterais e não causam dependência o que torna o seu uso totalmente viável e disponível para todos os seres, independente da idade (desde criança até idosos), inclusive plantas e animais.
nas crianças, plantas e animais os resultados podem ser sentidos com bastante rapidez por eles ainda serem muito imaturos e sensíveis.

Por quanto tempo manter o tratamento?

Isso varia de pessoa pra pessoa e o motivo pelo qual se procura um auxílio desse tipo, e até mesmo da perseverança em prosseguir com o tratamento.
Viver uma vida mais leve, lidar com os problemas com mais tranquilidade e tomar decisões mais acertadas depende da nossa capacidade de equilíbrio interno e de como enxergamos as dificuldades, portanto sempre que necessário o florais podes ser utilizados como aliado da nossa saúde, afim de termos mais bem estar físico, mental, emocional e espiritual.

Floral é terapia complementar e não alternativa

Descontinuar um tratamento médico, psicológico ou com outros profissionais da saúde e substituir pelo uso dos florais não é recomendado e nem necessário. nesses casos, tendo em vista querer obter um melhor resultado e equilíbrio, os florais são uma ótima opção como terapia complementar e não alternativa.
Você pode continuar tomando os medicamentos e os tratamentos já em andamento e incluir os florais para ajudar ainda mais o processo de cura!


Em quais situações os florais são úteis:

 situações  pontuais e emergenciais
alguns exemplos do dia a dia como: se sentir muito apreensivo pois terá que falar em público; muito ansioso porque terá uma prova muito importante; aflito pois terá que andar de avião e isso causa medo; medo de dirigir, etc.

 estados de espírito e humor
por exemplo: mulheres que durante a tpm relatam que sentem tristeza e melancolia e nem sabem da onde isso vem; humor variável; cansaço mental e físico devido ao excesso de trabalho ou preocupações; desânimo; pessimismo; sentimento de solidão; impaciência, baixa autoestima.

 emoções enraizadas ("crônicas")
fobias, ansiedade, pânico e medos que há muitos anos existe; traumas passados que podem ainda ter uma influência sobre nosso comportamento atual ou desenvolvido alguma doença física; baixa autoestima e falta de segurança, raiva, ciúmes, inveja, etc.

 características e personalidade
timidez, pessoas super protetoras, sonhadores, os fortes que nunca desistem, indecisos, os entusiastas que lutam pelos seus ideais, os autoritários, os perfeccionistas, os ranzinzas, os medrosos, etc.



outras reações que você pode sentir: sintomas pelos quais você pediu ajuda se tornarem mais frequentes e fortes, maior irritabilidade e tristeza, choros, maior sensibilidade, mais autopercepção e então o bem estar.
algumas pessoas também sentem que o floral não está fazendo efeito e nesse caso podemos considerar alguns pontos como por exemplo:
 a pessoa não estar tomando o floral como deve ser tomado ou não consegue se perceber e se analisar.
 o terapeuta não fez uma boa escolha
 as essências serem de má procedência
 o problema que está sendo tratado estar relacionado a algo muito enraizado ou à personalidade pois os efeitos podem ser percebidos mais à longo prazo do que um problema pontual, como por exemplo, um medo de alguma situação nova e não recorrente como falar em público para quem faz isso só de vez ocasionalmente.

o floral tem sua parte de contribuição no processo mas é fundamental entender que o trabalho é sempre feito pela própria pessoa, e não acho que seria o mais adequado se o floral fizesse todo o trabalho sozinho. se ele assim o fizesse todos os nossos problemas seriam facilmente resolvidos e não obteríamos mérito nenhum no nosso aperfeiçoamento! o papel do floral é ajudar o corpo emocional a entrar em equilíbrio para que você encontre maneiras novas de lidar com os problemas e as emoções e  conseguir observálos de uma nova perspectiva.

nunca vai existir uma fórmula milagrosa para as questões da almas e de como reagimos frente aos obstáculos.

por sermos imediatistas queremos tudo resolvido para ontem mas é preciso paciência. tudo é um treino e aprendizado por isso a auto percepção é tão importante quando queremos evoluir e melhorar pontos da nossa personalidade.

saiba mais sobre essa ação do floral sobre o campo energético 
 https://lucianadomingosterapeuta.blogspot.com/2018/05/sinta-vibracao.html


Postagens mais visitadas