segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Floral + Aromaterapia para a menopausa



A mulher nasce com uma determinada quantidade de óvulos, o diálogo começa a enfraquecer porque o estoque de óvulo em uma determinada fase chega ao fim. Não existe e idade predeterminada para a menopausa, geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos, no entanto, pode ocorrer a partir dos 40 anos, sem que isto seja um problema.
Não há relação entre a idade familiar da menopausa e a sua, cada um é um, é o tempo interno de cada uma que conta, o relógio biológico é individual.
Uma mulher está em menopausa quando podemos confirmar, depois do prazo de um ano, que as suas regras realmente cessaram (em alguns casos pode durar até mais do que um ano).
No início da menopausa, a mulher poderá sentir sintomas muito fortes que interferem na sua maneira usual de agir e viver. O objetivo do tratamento da menopausa é melhorar a qualidade da vida da mulher.
Os sintomas podem ser classificados em sete estágios, saiba mais sobre estes estágios e quais são os florais de Bach e os óleos essenciais recomendados para contribuir com esta importante fase de transição na vida da mulher, mas lembre-se que mesmo os florais aqui indicados devem ter o acompanhamento de um terapeuta.

Estágios

Primeiro estágio – coceira pelo corpo todo – perda natural da hidratação da pele, gerada pela alteração hormonal. Ressecamento vaginal.
Óleos Essenciais recomendados:
Óleos de efeito hidratante, calmante e equilibrador hormonal pode ser extremante úteis tais como: Gerânio, Chamomila Romana, Lavanda e Patchouli são os mais apropriados.
Florais de Bach recomendados: Impatiens, Walnut, Crab Apple …e o Floral Emergencial à noite.

Segundo estágio – alteração de humor ou estado de ânimo (depressão ou extrema irritabilidade) – condição associada à queda hormonal (estrógeno). Este hormônio age não somente no nível físico, mas também no nível emocional.
Óleos essenciais recomendados:
Óleos que contenham efeito, equilibrador, relaxante; tônico e estimulante tais como:
Gerânio, Clary sage, Cypress, Rosa, Lavanda, Bergamota, Limão, Fenel e Peppermint podem conferir ajuste no estado de ânimo e bom-humor.
Florais de Bach – Walnut, Scleranthus, Holly, Beech, Cherry plum, Gorse, Sweet chestnut e o Mustard

Terceiro estágio– Suores e ondas de calores, principalmente a tarde e a noite durante o sono, são sintomas comuns na menopausa.
Óleos essenciais recomendados:
Óleos de efeito calmante, adstringente e equilibrador tais como:
Gerânio, Cypress, Rosa, Petitgrain, Mandarin e Peppermint podem ajudar a diminuir a ansiedade e o excesso de sudoração.
Florais de Bach recomendados: Walnut, Mimulus, Rock rose, Agrimony e o Floral Emergencial à noite

Quarto estágio – Flatulência e má digestão, algumas mulheres sentem desconforto digestivo.
Óleos essenciais recomendados:
Óleos de efeito carminativo, digestivo, desintoxicante e relaxante tais como:
Fenel, Limão, Tomilho, Camomila romana e Peppermint são bem indicados para tratar o processo digestivo indolente na menopausa. 
Florais de Bach recomendados: Agrimony, Scleranthus, Crab apple e Holly.

Quinto estágio – Sonolência e estado de apatia.
Óleos essenciais recomendados:
Óleos de efeito estimulante, tônico e revigorante tais como:
Alecrim, Tomilho, Limão, Laranja amarga e Ravensara podem ajudar no resgate da energia e vigor.
Florais de Bach recomendados: Olive, Hornbeam, Elm, Oak e Wild Rose

Sexto estágio – Esquecimento e falta de concentração.
Óleos essenciais recomendados:
Óleos de efeito revigorante, clareador e limpador da mental, tônico do sistema nervoso central tais como: Ravensara, Eucalipto smithii, Alecrim, Limão, Peppermint e Vetiver podem ajudar no fortalecimento das habilidades da mente e dos nervos em se manterem ativos.
Florais de Bach recomendados: Olive, Chestnut bud, Clematis e Honeysuckle

Sétimo estágio – Perda de controle das ações, irritabilidade e descontrole total do comportamento. Ausência da libido.
Óleos essenciais recomendados:
Óleos de efeito harmonizador, equilibrador, calmante, relaxante e sedativo tais como: Vetiver, Rosa, Ylang ylang, Manjerona, Camomila alemã, Sândalo, Cedro, Neroli e Frankincense podem ser altamente indicados para diminuir a abrasividade emocional e conferir calma e tranqüilidade para a travessia do ciclo de passagem.
Florais de Bach recomendados: Holly, Impatiens, Scleranthus, Chicory, Vine e Cherry plum.

Aromaterapia para Sinusite






Blend de óleos essenciais para aliviar um resfriadosinusite, dor de cabeça ou de seios paranasais congestionados.
Para quem assim está por motivo de temperaturas mais frias, usem este blend para sinusite. 
Use este blend em uma bacia com 01 litro de água bem quente, adicione os óleos essenciais e cubra a cabeça com uma toalha, tomando cuidado com os olhos. Mantenha-os fechados. 
Após a inalação, não tome friagem, mantendo-se em um ambiente fechado sem passagem de ar ou mudanças bruscas de temperatura.
Laranja –3 gotas
Grapefruit 3 gotas
Eucalípto 3 gotas
Tea Tree 4 gotas
Olíbano 2 gotas


Se quiser adquirir,  entre em contato comigo aqui

Uma excelente  semana  para todos

Aromaterapia - caspa , seborréia, acne, candidíase




O Óleo de Melaleuca é um óleo essencial puro e concentrado com atuação secativa sobre a pele, sobretudo quando se relaciona a espinhas, é um ótimo e natural antibactericida e antifúngica. Este óleo tem inúmeras maneiras de uso, servindo como óleo de massagem, para inalações, para momentos de relaxamento em banhos aromáticos em banheiras, para compressas e ainda no difusor para aromatizar o ambiente. O óleo de Tea Tree popularmente conhecido como Óleo de melaleuca é um dos extratos medicinais mais versáteis e famosos por sua extrema e eficiente capacidade de combater a formação de acne no rosto, controlar a oleosidade das peles mais oleosas e ainda promover uma hidratação mais profunda.
O que é Melaleuca?
É um arbusto pertencente ao gênero Melaleuca, também conhecido como “mirto-de-mel”. É muito apreciado e seu uso difundido principalmente na Austrália, onde suas propriedades são muito conhecidas. Da árvore-do-chá extrai-se um óleo muito aromático e antisséptico, que se comercializa de diferentes formas, sobretudo como loção para primeiras curas. O óleo de Melaleuca ou Tea Tree funciona como um ótimo agente antibacteriano e antifúngico e como estimulador das defesas do nosso organismo. Muito embora fosse usado pelos australianos desde os tempos mais remotos, este óleo natural só foi registrado oficialmente na década de 1920, quando as diversos estudos efetuados revelaram enorme eficácia deste óleo. Seu uso foi muito difundido no decorrer da Segunda Guerra Mundial, quando os soldados australianos usavam o óleo de melaleuca como desinfetante.
Se usado de forma correta os inúmeros benefícios para as mais diversas finalidades provocados pelo uso de produtos feitos à base do Óleo de Melaleuca  podem ser percebidos após apenas alguns dias de uso.

Para que serve o Óleo de Melaleuca:

É ótimo para o tratamento de pele para as indesejáveis acnes.
É um óleo essencial puro e concentrado de uma marca reconhecida – evite os óleos essenciais diluídos.
O óleo de Tea tree serve também tratar de forma natural das verrugas e molusco contagioso.
Proporciona ótimos resultados para as peles oleosas que requerem maiores cuidados.
Muito eficiente nos casos de assaduras, queimaduras e bolhas.
Grandes benefícios no tratamento de micoses, molusco contagiosos e pé de atleta.
Com apenas algumas gotinhas nos shampoos fortalece o couro cabeludo e atua no combate a seborréia e a caspa.
O óleo de tea tree melaleuca também age como hidratante para cabelos com caspa e seborréia.

Veja as sugestões da Aromaterapeuta Samia Maluf de como usar o Óleo Essencial Puro de Melaleuca:
Melaleuca – Tea Tree Para tratamento do couro cabeludo com caspa ou seborréia: faça uma esfoliação do couro cabeludo utilizando uma colher de sopa de Argila com duas colheres de sopa de água mineral e cinco gotas de óleo essencial de Tea Tree. Divida o cabelo em mechas, esfoliando todo o couro cabeludo. Cubra a cabeça com papel alumínio por 20 minutos e, depois, retire tudo com água morna ou fria. Faça o procedimento duas vezes por semana. Este preparo ressecará o couro cabeludo, portanto, será necessário hidratá-lo.
Outra dica:·  caspa / seborreia - 02 gotas de OE Neem / lavanda/ tea tree diluidos em óleo vegetal

Melaleuca – Tea Tree para Hidratação nos cabelos com couro cabeludo com caspa ou seborréia:prepare uma máscara capilar com uma colher de sopa de óleo vegetal de Copaíba e duas gotas de óleo essencial de Tea Tree. Essa máscara deve ser utilizada após a retirada da anterior, de argila. Massageie todo o cabelo, da raiz às pontas, com o preparo, e deixe-o descansando por 20 minutos. Depois, lave-o normalmente com shampoo. Não é necessário pôr touca elétrica, mas pode-se usar toalha quente.

Melaleuca – Tea Tree para pele com acne:
 faça uma máscara utilizando duas colheres de sopa de Argila com quatro colheres de sopa de água mineral e duas gotas de óleo essencial de Tea Tree ou, então, a mesma quantidade de Argila com quatro colheres de sopa de água perfumada de Tea Tree . Deixe que a máscara seque naturalmente sobre a pele. Essa máscara deve ser utilizada em adolescentes. Mulheres com ovários policísticos podem acrescentar uma gota de óleo essencial de Gerânio, que é o estrógeno natural e combate o problema.

Melaleuca – Tea Tree como emoliente de cutículas e no combate às onicomicoses: 
utilize o óleo essencial de Tea Tree para deixar as cutículas mais macias, em massagens. Para evitar micoses, você pode desinfetar o material de manicure com este óleo também. Nas onicomicoses (micoses de unhas), o Tea Tree deve ser usado puro, sobre a unha – aproveite para passá-lo nas unhas próximas, de forma que a micose não se transfira de uma unha para outra.

Melaleuca – Tea Tree contra a Candidíase: 
faça um banho-de-assento, utilizando 1 litro de água morna e cinco gotas de óleo essencial de Tea Tree, por 10 minutos. Utilize calcinha de algodão e uma gota do óleo aplicada em um absorvente íntimo ou intra-uterino.

Melaleuca – Tea Tree contra a foliculite (pêlo encravado): 
esfolie o corpo antes da depilação com Tea Tree. Você pode utilizar o Gel Esfoliante de Tea Tree ou acrescentar duas gotas ao seu esfoliante. Os homens também devem usar o produto antes de fazer a barba para cicatrizar a pele e evitar pêlos encravados.

Melaleuca – Tea Tree para aliviar dores de dente e de garganta: 
misture, em um copo de água, duas gotas de óleo essencial de Tea Tree e faça bochechos para dores de dente ou gargarejos para aliviar dores de garganta.
Melaleuca – Tea Tree contra assaduras de bebês: misture duas gotas de óleo essencial de Tea Tree em uma colher de sopa de óleo vegetal de Amêndoas Doces ou Calêndula e passe na pele do bebê contra assaduras.
Eu tenho o meu óleo de Melaleuca em casa. Mil e uma utilidades!!! kkk
Beijinhos,

Aromaterapía - Medo e depressão





A Aromaterapia é uma técnica que utiliza óleos essenciais naturais e suas propriedades terapêuticas para promover bem-estar e equilíbrio físico, emocional e mental.Óleos essenciais têm componentes que agem sobre o corpo e a mente, como por exemplo, os ésteres (que agem no Sistema Nervoso Central) e os álcoois (que são revitalizantes) e, além disso, seus aromas são capazes de nos remeter a lembranças e sensações positivas através de estímulos olfativos que chegam ao Sistema Límbico.O Sistema Límbico é uma parte do cérebro ligada às emoções, comportamentos e memórias.
Pela sua capacidade de atuar conjuntamente sobre o corpo e as emoções, a Aromaterapia tem sido utilizada com bastante sucesso como uma terapia complementar (que pode ser utilizada concomitantemente com outros tratamentos naturais e alopáticos), eficaz para muitos males, inclusive a Depressão.
Pesquisas comprovam a eficácia da Aromaterapia no tratamento de problemas emocionais diversos. Vale citar Rovesti, que nos anos 70 (Lawless 1994) usou óleos essenciais em clínicas psiquiátricas na Itália (Fischer-Rizzi 1990) obtendo resultados no alívio de medo e ansiedade. Outra pesquisa interessante foi feita na Universidade Católica da Coréia* e investigou os efeitos da Aromaterapia em casos de dores e Depressão em pacientes com Artrite. Os óleos utilizados foram Lavanda, Manjerona, Eucalipto, Alecrim e Hortelã-Pimenta diluídos em óleos vegetais de Amêndoa, Apricot e Jojoba. A Aromaterapia teve efeito positivo no alívio da Depressão desses pacientes.
A Depressão é uma doença relacionada a alterações neurológicas e funcionais e produz uma série de sintomas físicos e psicológicos. Entre eles destacam-se sentimentos de tristeza, culpa, solidão, desamparo, incapacidade, desalento, falta de auto-estima, apatia e problemas como insônia, perda de apetite e desejo sexual, cansaço físico e mental, falta de concentração e memória e dores no corpo.
Em casos de Depressão, a Aromaterapia pode ser um valioso auxílio, promovendo emoções positivas, relaxamento e alívio dos sintomas relacionados.

Benefícios da Aromaterapia

Os óleos essenciais podem ser usados de várias maneiras. É importante levar em conta, as preferências da pessoa a ser tratada, além da intensidade e do tipo de Depressão, de forma que a aplicação da Aromaterapia seja prazerosa e agradável.
Massagens: as massagens podem potencializar os efeitos dos óleos sobre as emoções e são indicadas para casos em que a Depressão é acompanhada por dores no corpo e tensões.
Inalação: produz efeitos rápidos sobre o estado emocional e pode ser indicada para casos que necessitem de uma ação segura e eficiente.
Banhos: os banhos aromáticos podem ser revitalizantes ou relaxantes e produzem estímulos físicos e emocionais. São úteis para favorecer uma maior abertura emocional, principalmente, para preparar pessoas que se sintam desconfortáveis ao serem tocadas, por medo ou vergonha, para receberem massagens. É impressionante, como após algumas sessões de banhos aromáticos, as pessoas passam a se sentirem seguras para receber massagens.
Compressas: compressas servem para auxiliar em casos de desconforto físico e também produzem relaxamento.

Óleos Essenciais para Depressão:

Alecrim (quimiotipo cânfora): estimulante e tônico. Para problemas de concentração e memória, cansaço e letargia. Para vertigens, paralisias e palpitações de origem psicossomática.
Bergamota: para casos de Depressão em que haja também uma grande ansiedade e sofrimento. Melhora o apetite. É neurotônico e sedativo.
Camomila Romana: para Depressão acompanhada de irritabilidade, impaciência, falta de apetite e tensão. Também é útil para traumas emocionais. Calmante e sedativo.
Hortelã-Pimenta: para Depressão acompanhada de apatia, cansaço, sonolência excessiva e falta de memória. É estimulante e Tônico.
Laranja Azeda: promove bom humor e é útil para insônia e Depressão, sobretudo Depressão Sazonal.
Manjericão (quimiotipo linalol): para Depressão ligada à ansiedade, alterações de humor, convalescença e cansaço mental.
Manjerona: para dificuldade de expressão das emoções, tensão e insônia.
Olíbano: é revitalizante. Útil em casos de desânimo e Depressão ligada a mágoas e ressentimentos.
Rosa: promove auto-estima, auto-aceitação, perdão e abertura emocional. Para Depressão, mágoas e traumas emocionais.
Ylang-Ylang: é eufórico e afrodisíaco. Para depressão acompanhada de impotência ou frigidez de causa emocional e também de raiva contida ou frustração.

Dicas:

Práticas de exercícios respiratórios, meditação e afirmações positivas podem ser utilizadas em conjunto com a Aromaterapia para potencializar a ação dos óleos.
Óleos desintoxicantes e depurativos podem ser usados para purificar o organismo e uma alimentação mais saudável pode ser adotada.
A prática de auto-massagem com óleos essenciais pode ser útil para trazer equilíbrio emocional e auto-aceitação.
Escalda-pés com óleos essenciais harmonizam as emoções e estimulam os pontos reflexos dos pés, harmonizando também a energia vital do corpo.
Uma sinergia: adicionar 2 gotas de óleo essencial de Hortelã-Pimenta + 5 gotas de óleo essencial de Manjericão (quimiotipo linalol) + 5 gotas de óleo essencial de Laranja Azeda em uma bacia de água morna, agitar bem, colocar os pés na água e deixa-los por 10 minutos. Esse escalda-pés é revitalizante e bom para a circulação dos pés e pernas. Precauções: Não se expor ao Sol após o  escalda-pés e evitar o uso em gestantes.


·  Falta de alegria: Laranja doce
·  Medo de viver ( gerânio)
·  Apatia ( Alecrim,junipero, patcholly)
·  Choque emocional ( Cânfora, melissa, neroli)
·  confusão, indecisão (cipestre, hortelã, manjericão )
·  depressão e melancolia( Bergamota, camomila, gerânio, hortelã, jasmim, lavanda, rosa, sândalo, ylang ylang)
·  Fadiga mental ( hortelã pimenta)
·  Hipersensibilidade ( camomila , jasmim, melissa )
·  hipocondria ( jasmim e Melissa )
·  impaciência (camomila,cânfora, cipestre,lavanda, manjerona, olibano )
·  medo, paranóia (Esclaréia, jasmim, junipero e manjericão )
·  medo , histeria ( camomila e esclareia )
·  perda de memória ( jasmim )
·  raiva ( camomila , melissa, rosa e ylang ylang )
·  tensão nervosa( Bergamota e camomila )
.  Mágoas e bloqueios ( camomila romana)
·  tique nervoso/ toc ( manjerona )
              
* Kim, M. J., Nam, E.S., Paik, S.I.. Universidade Católica da Coréia.

Precauções:

Gestantes só devem fazer uso de óleos essenciais com acompanhamento de um profissional qualificado.
Os óleos de Alecrim (Quimiotipo cânfora) e Hortelã-Pimenta devem ser evitados por pessoas que sofram de Hipertensão e Epilepsia ou que façam tratamento homeopático.
Os óleos de Bergamota e Laranja Azeda não devem ser usados antes de se expor ao Sol.
Os óleos devem ser usados diluídos, salvo indicação contrária de um profissional qualificado.

Referências:

Aromaterapia e as Emoções – Shirley Price.
Aromaterapia Holística – Ann Berwic.

Como tratar dermatite com óleos essenciais



O que é:
A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é um dos tipos mais comuns de dermatite. É definida como uma doença crônica da pele que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas.

Causas:

A causa exata da dermatite atópica ainda é desconhecida, mas a ciência acredita que a combinação de pele seca e irritável com mau funcionamento do sistema imunológico esteja entre as causas mais prováveis.
Especialistas acreditam que a dermatite atópica possa ter uma base genética. Dessa forma, as causas deste tipo de eczema estariam atreladas às causas da asma e rinite alérgica. Porém, nem todas as pessoas com dermatite atópica apresentam asma ou rinite alérgica, e nem todas as pessoas com essas doenças desenvolvem dermatite atópica.

Sintomas:
Dermatite atópica é caracterizada por um ressecamento epitelial com prurido (coceira) que levam a lesões escoriadas, além de outros sintomas como:
  • Vermelhidão ou inflamação da pele na pele que causam coceira;
  • Pele danificada, lesada, com alterações na coloração, mais clara ou escura que o seu tom normal;
  • Áreas espessas ou parecidas com couro, que podem ocorrer após irritação e coceira prolongadas.
Fatores desencadeantes:
O desenvolvimento de dermatite atópica, incluem:
  •  Alergia a pólen, mofo, ácaros ou animais;
  • Contato com materiais ásperos;
  • Pele seca;
  • Exposição a produtos químicos irritantes, fragrâncias (essências sintéticas) ou corantes adicionados a loções hidratantes, sabonetes ou shampoos;
  • Stress.

Diagnóstico:
Não há nenhum exame específico para diagnosticar a dermatite atópica, ou seja: o diagnóstico é clínico e feito pelo médico, através do exame da pele durante a consulta.

Tratamento convencional:
O tratamento de dermatite atópica  convencional é feito geralmente à base de medicamentos tópicos, aplicados diretamente na área afetada. Anti-histamínicos, cremes com corticóides, antibióticos e imunossupressores orais.
Alguns anti-histamínicos combatem a coceira e podem causar sonolência,  mas ajudam a diminuir a coceira durante o sono. Consulte seu médico para verificar se há opções de medicações que não causem sonolência.


Nesse artigo exploraremos o potencial anti-inflamatório da camomila alemã ou azul:
Camomila alemã ou azul (Matricaria recutita): Aplicações tópicas de camomila demonstraram ser eficaz no tratamento de dermatite atópico. A camomila alivia o desconforto associado com eczema. Num estudo randomizado em pacientes que sofrem de eczema atópico grau médio, comparou a ação do creme Kamillosan a base de camomila com um creme com 0,5% de hidrocortisona e um placebo, consistindo apenas de creme veículo. Após 2 semanas de tratamento, o creme Kamillosan mostrou uma ligeira superioridade em relação a 0,5% de hidrocortisona e uma diferença marginal, em comparação com o placebo. Mais pesquisas são necessárias para avaliar a utilidade de camomila tópica na gestão de eczema ou dermatite atópica.

As flores de camomila contém1-2% de óleos voláteis incluindo α-bisabolol, óxidos de ct-bisabolol A e B e matricina (geralmente convertida para Camazuleno), bem como outros flavonóides que possuem propriedades anti-inflamatórias e antiflogísticos). Um estudo realizado em voluntários humanos demonstrou que os flavonóides de camomila e óleos essenciais penetram as camadas mais profundas da pele. Esta é a chave para seu uso como agente anti-inflamatório tópico. Atividade anti-inflamatória da camomila envolve a inibição dos lipopolissacáridos (LPS) induzidos por prostaglandina E2 e a atenuação da actividade enzimática da ciclo-oxigenase (COX-2), sem a forma constitutiva, COX-1, sendo afectada.



Tratamento Aromaterápico:
Os óleos essenciais de 
camomila alemã ou azul, cedro Atlas, gerâniolavanda francesamirrapalma rosapatchouli , tea tree, e Neem ,são os mais indicados.

Associa-se esses óleos essenciais a óleos vegetais como: andiroba, 
castanha do Brasilpracaxi rosa mosqueta.
·         Receitinha 1: em 1 colher de sopa de óleo vegetal adicione 5 gotas de óleo essencial. Aplique esse óleo                   nas área afetadas.

·         Receitinha 2 : - 02 gotas de OE Neem / lavanda/ tea tree diluidos em Gel ( sem perfume)

Fonte: Department of Urology and Nutrition, Case Western Reserve University; University Hospitals Case Medical Center; Case Comprehensive Cancer Center, Cleveland, OH 44106, USA.

Postagens mais visitadas