quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Quantas calorias tem?


Natal é sinônimo de panettone, não tem como você não dar de cara com ele nem que esteja na Sibéria. Tem gente que ama e espera ansiosamente pela chegada dessa delícia natalina às prateleiras. E seu compromisso com a reeducação alimentar, com a dieta, com aquela vontade de curtir o verão mais magra? Sem problemas. Não vale a pena passar vontade.


Acho que nessa hora tem que se deliciar mesmo: escolha o seu panettone favorito com carinho, seja ele com trufa, bicho de pé, nozes ou um montão de doce de leite, e deixe pras noites de festa. Assim, você vai saborear com muito mais prazer. Vai saborear a ocasião, sem o menor peso na consciência ou na balança.

Mas quantas calorias tem uma fatia de panettone? Em média, uma fatia de panettone tem mais ou menos 300 calorias. Recheios fartos e coberturas especiais obviamente contam, então a fatia pode chegar fácil a ter mais de 400 calorias, especialmente nos panettones artesanais.

Vale lembrar que tem um ano inteiro pela frente pra queimar as calorias das gostosuras de fim de ano. Mas não custa conferir na embalagem: sabendo as calorias da fatia, você mata a vontade sem culpa e dá uma contrabalançada no resto. A famosa lei da compensação, todas nós somos peritas nela, até no olhômetro.

Pra quem prefere um Natal mais esbelto à mesa, algumas marcas fazempanettones mais leves nas calorias -- tem de tudo na nomenclatura, zero, light e até diet. Mas será que vale a pena abrir mão do panettone tradicional?

Depende. Tem o fator preço e o fator sabor: as versões menos calóricas podem sair mais caras e acabar sendo menos gostosas. Então, se vai investir no panettone mais magrinho, seja pelas calorias, açúcar ou gorduras reduzidas,escolha uma boa marca.

Depois do Natal, em vez de ficar comendo mais uma fatia todo dia só porque sobrou ou tem um monte de panettone na sua casa, deixe que o resto da sua família tome conta disso. Se não resiste, então vai lá e dá uma beliscadinha. Acho que funciona essa tática, como a gente faz com a barra de chocolate, só no quadradinho, de pouco em pouco.

Como o panettone é uma guloseima sazonal e tem muita repetição dentro da imensa variedade de marcas, esse post ficou um pouco diferente dos outros da série "quantas calorias tem".

Só conto as calorias na fornada light: o panettone menos calórico é o Zero da Ofner, com 190 calorias por fatia de 80g. A segunda fornada é mais gulosinha e sugere alguns sabores fora da rotina. A proposta é desencanar das calorias e curtir a delícia natalina sem culpa e aos poucos.

Fornada Light (calorias por fatia de 80g)


Panettone Zero, Ofner: 190 cal
Panettone Light, Bauducco: 202 cal
Panettone Light Frutas, Village: 202 cal
Panettone com Frutas Zero Açúcar, Lowçucar: 239 cal
Panettone com Frutas Diet, Suavipan: 246 cal
Panettone com Gotas de Chocolate Diet, Suavipan: 258 cal
Panettone Zero Adição de Açúcar, Casa Suíça: 259 cal
Panettone de Frutas Zero, Linea: 259 cal
Panettone com Gotas de Chocolate Zero Açúcar, Lowçucar: 264 cal

Fornada Gulosinha


Panettone Pistache e Castanha, Dona Deôla
Panettone Bem Casado, Dona Deôla
Panetone Crocante de Amêndoa, Dona Deôla
Panettone Extra Brutt com Pistache, La Vie en Douce
Panettone Praliné, La Vie en Douce
Panettone Brigadeiro, Amor aos Pedaços
Panettone Bicho de Pé, Amor aos Pedaços 
Panettone de Doce de Leite, Havanna
Panettone Trufado Avelã, Chocolates Brasil Cacau
Panettone de Nozes Gourmet Olivier Anquier, Pullman

E a tacinha de champagne ou de espumanete, quantas calorias tem, afinal? Vi vários números diferentes, de menos de 100 calorias até mais de 150. Natural, visto que as uvas e o teor de doçura também variam entre os tipos de champagne e espumantes. Quanto mais doce ao paladar, mais calorias.

Momento do brinde (calorias em 125ml)

Vinho rosé: 93 cal
Champanhe brut rosê: 95 cal
Vinho tinto: 105 cal
Prosecco: 106 cal
Vinho branco seco: 107 cal
Champanhe demi-sec: 110 cal
Cerveja: 180 cal (240 ml)

Fonte: Boa Forma 

Pra quem vai de champagne, acho que 100 calorias é uma média bem razoávelpra ter em mente nas noites festivas.

E não podemos esquecer das ceias de Natal e Ano Novo, certo? Tem gente que vai ver um monte de comida pela frente, principalmente quem cumpre a tradição da farta ceia em família ou vai viajar -- navio, hotel cinco estrelas...

Vale lembrar que as nozes, mais presentes à nossa mesa, são mais calóricas que amêndoas e avelãs, que dá pra comer mais. Entre as frutas secas, prefira damasco e ameixa, que são menos calóricos que figo e tâmara. No prato principal, peru e chester são mais esbeltos que lombo e pernil, e o bacalhau depende do acompanhamento.

dica final é uma só e todo mundo já sabe de cor: conduta lady. A gente pode, deve e vai comer de tudo, mas evitando exageros épicos. Comendo de tudo um pouco, você fica satisfeita mais rápido do que se ficar se policiando ou deixando de comer algo só "porque engorda". O repeteco (é festa e ninguém é de ferro), deixa pras comidinhas que você mais gosta ou aquela sobremesa que você esperou o ano inteiro pra comer.

Joyeux Noël et joyeuses fêtes! :)

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Aromatizador Terapêutico de Ambiente

Os aromatizadores de ambiente são uma ótima forma de utilização dos óleos essenciais. De forma simples e rápida você pode criar os seus própios aromatizadores.

Particulamente uso muito no dia a dia em diversas situações: Para roupas no armario, borrifo ao meu redor, antes de sair de casa, no carro, na casa, com os amigos. Sempre inovando nas combinações de óleos essencias.

Cada óleo essencial traz um benefício para o corpo, emoções, alma e pode nos ajudar a superar emoções, cansaço, alegrar momentos do dia, ou pura e simplesmete, trazer um aroma agradável na vida.


Podemos escolher fazer um aromatizador com apenas 1 óleo essencial ou fazer uma mistura.

Ingredientes e acessórios

· Álcool
· Água filtrada ou hidrolato
· Óleo Essencial
· Recipiente com borrifador tipo spray



Modo de Fazer

Utilize o álcool numa concentração de 70%, tomando o cuidado de primeiramente diluir o OE (Óleo Essencial) selecionado no álcool puro e somente depois acrescentar a água. Essa água poderá ser substituída pelo hidrolato da mesma planta da qual será acrescentado o OE.

A quantidade de OE a ser adicionado nessa mistura de álcool e água varia de 1 a 2%. Por exemplo, num litro de álcool a 70%, acrescente no máximo 10 ml de OE. (Essa concentração pode variar de acordo com o OE e com sua preferência de intensidade do aroma.)

Pode-se acrescentar Glicerina líquida ou Propileno Glicol substituindo a água para tornar o aroma mais duradouro.

Dicas:

Aromatizador: Sinergia dos Deuses

Despeje 45 ml de água destilada e 45 ml de alcool em um frasco borrifador de 120 ml. 

Adicione 15 gotas de óleo essencial de sândalo e 15 gotas de óleo essencial de bergamota ao frasco.

Adicione duas gotas óleo essencial de rosa e duas gotas de óleo essencial de Olíbano. e duas gotas de Jasmin.

Agite os ingredientes para misturar completamente e deixe descansar por um dia para permitir que os óleos se misturem.


Rosa: antidepressivo, calmante,
Olibano: Meditativo, 
Jasmim: energizante, usado em esgotamento, calmante
Sândalo:Alívio da tensão nervosa, acalma e ajuda aliviar o estresse, ajuda o equilíbrio espiritual e a meditação.
Bergamota: Sua característica sedativa porém revitalizante é excelente no tratamento de ansiedade, depressão e tensão nervosa. Uma qualidade refrescante e reanimadora parece aliviar estados de irritação e frustação, provavelmente pela ação redutora do sistema nervoso simpático

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Como Fazer um desodorante 100% natural



O desodorante é um item de uso diário e que para muitas pessoas os desodorantes convencionais, que contém diversos ingredientes químicos agressivos para a saúde e para a pele, começam a incomodar seja pelo cheiro, pelas reações alérgicas e pelos estudos que comprovam o cancêr de mama associado ao aluminio, presente em muitos desodorantes convêncionais. 

Segue abaixo uma receita fácil e prática de ser feita em casa, e que tem uma eficácia incrível. Eu mesmo só tenho usado essa receita e suas variações já há alguns anos e me atende muito bem


    
Ingredientes:

· 1/3 xícara de bicarbonato de sódio
· 1/3 xícara de amido de milho (maisena) orgânica ou amido de mandioca
· 10 gotas de óleo essencial de antibacteriano (Tea Tree, lavanda ou eucalipto)
· 10 gotas de óleo essencial antifúngico (Tea Tree, sândalo, ou eucalipto)
· 2 colheres de sopa de óleo de vitamina E (não é necessário, mas se ele fica melhor para a pele)
· 3 colheres de sopa de óleo de coco orgânico, virgem

PREPARAÇÃO

Misture os ingredientes secos em uma tigela, na sequencia os óleos vegetais e óleos essenciais até formar uma pasta grossa. Pode acrescentar mais óleo vegetal até tomar consistência de pasta firme. Armazenar em potes de boca larga para aplicar com os dedos.

DICAS: Para homens recomendamos o uso de 20 gotas de eucalipto. O eucalipto tem ação antisséptica, antibacteriana, antifúngica.

Aplicar suavemente uma pequena quantidade, tomando cuidado para não  ser uma camada muito espessa e cobrir os poros da pele. Após o banho ele, com as axilas ainda úmidas a pasta se dissolve muito rapidamente.


* Cuidado por conter sódio pode manchar a roupa

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Qual é o melhor: sal rosa do Himalaia, sal marinho ou sal de cozinha?

Entre os tipos de sal que existem – dentre os quais o marinho é o mais usual – uma espécie tem chamado a atenção devido à sua pureza química: o sal rosa do Himalaia.
No processamento do sal de cozinha é completamente retirado os seus minerais com a exceção de sódio e cloreto. Ele é, em seguida, branqueado, limpo com produtos químicos e, em seguida, aquecido à temperaturas extremamente altas. O iodo que é adicionado ao sal de mesa, é quase sempre sintético, e de difícil absorção para o nosso organismo.
Apesar do sal marinho ser uma escolha melhor do que o sal de cozinha, ele está se tornando cada vez mais processado, devido a poluição dos oceanos. Por isso, o sal rosa é dito o mais puro sal disponível hoje, devido as suas condições originais, ele é mantido em ambiente intocado e que foi cercado por neve e gelo durante tantos anos sendo assim é protegido da poluição moderna.
O sal rosa é considerado o sal mais puro do planeta e sua cor rosa deve-se à alta concentração de minerais em sua composição – ele carrega mais de 80 tipos de minerais, tais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. Em 1g de sal rosa do Himalaia há 230 mg de sódio, enquanto no sal refinado há 400 mg.
 Por causa desses compostos, os cristais ganham o tom característico e um sabor com toque metálico agradável e suave. Pode ser empregadas em carnes grelhadas, saladas com azeite e legumes na manteiga. Porém, deve-se evitar as receitas com caldos, e, em carnes, deve ser aplicado na hora do preparo, já que tende a ressecar os alimentos porque atrai água.
O alto poder desintoxicante do sal rosa é benéfico para ajudar a eliminar toxinas do corpo, purificar o sangue e regular a produção de óleo pela pele. Além disso, a alta concentração de magnésio, por exemplo, é benéfica para prevenir cãibras, fortalecer os músculos e o sistema imunológico.

Dica da minha nutricionista 

sábado, 3 de outubro de 2015

Descubra o uso milenar de plantas aromáticas e óleos essenciais


Desde os tempos primórdios da humanidade que o homem depende das   plantas para sua alimentação, abrigo, medicamentos (período   Paleolítico).

Além desses usos, o homem sempre utilizou as plantas para se relacionar com o Divino, queimando plantas de aromas agradáveis como devoção e presente pedindo proteção ou agradecendo os bons Deuses, em momentos importantes da vida, como colheita, nascimento, morte, viagem.

Enquanto as de odor  desagradável eram queimadas para afugentar animais, pessoas ou energias não bem vindas.
O uso das plantas aromáticas data do período Neolítico (entre 5000 e 2500 AC). 
Registros do antigo Egito, com mais de 4500 AC referem-se ao uso de óleos perfumados, substâncias balsâmicas, vinhos e resinas na medicina, na culinária e na casa, em almofadas e colchões com plantas para o sono tranquilo.

Uma curiosidade é que as plantas medicinais na medicina egípcia estão diretamente relacionada c a astrologia, sendo cada planta  relacionada à um arquétipo planetário.
 A Camomila, por exemplo, é regida pelo deus Sol e por isso é usada para febres e queimaduras.


No Egito entre 3000 e 2000 AC já se faziam óleos essenciais de modo rudimentar, saturando grãos de gergelim 
com pétalas e plantas para depois extrair o óleo das sementes. E no Paquistão foi encontrado um alambique de terra cozida, que data de 5000 anos, onde acredita-se ser utilizado para destilação de plantas aromáticas. Mas são os Persas que são considerados os inventores do primeiro destilador eficiente a obter óleo puro, o Avicena.


No Egito usava-se os óleos essenciais cotidianamente, mas foi no período de reinado da única mulher farão, Hatshepsut (1490 AC), que se intensificou o comercio de perfumes (óleos essenciais) com centenas de toneladas 
de plantas aromáticas. Já os Gregos foram os maiores consumidores de produtos odoríferos para o corpo, sendo o grego Teofrasto o escritor do “Tratado dos odores” sobre o uso terapêutico dos perfumes.




sexta-feira, 24 de julho de 2015

Diferença entre floral de Bach e homeopatia




Florais e homeopatia, embora ambos sejam sistemas terapeuticos complexos e vitalistas. eles tem uma formulação bem diferente.
A principal diferença entre florais e homeopatia é que os florais vão buscar as frequências energéticas da parte mais sublime do reino vegetal, que são as flores. Como órgão reprodutor, as flores trazem a quintessência da energia da planta e por isso gostamos tanto de receber flores.
Assim, os florais como estudado no Curso Online de Florais, estão na mesma frequência ambiental original, ou seja, transmitem a mesma frequência energética que a flor transmite na natureza.
Já a homeopatia busca elementos de todos os reinos. Muitas vezes venenos muito poderosos como a estriquinina ou veneno de cobras são usados para curar os males em diversos niveis; do físico ao mais sutil, ou miasmático.
Homeopatia, e seu método de diluição e dinamização, abarca diversos veículos sútis e níveis diferentes de energia no nosso campo – ou corpos de luz. Já os florais, atuam sobre o corpo astral ou corpo das emoções, realinhando bloqueios emocionais e com isso permitindo uma transformação de padrões energéticos presos e bloqueados no nosso corpo emocional.
Florais são, portanto, mais simples e mais fáceis de prescrever, pois não precisamos considerar a potência nem o método de dinamização.
Uma última diferença entre florais e homeopatia é que. florais de Bach, por exemplo, usam apenas plantas que não são tóxicas e essa atitude é bem importante, pois se homeopatia trata pela semelhança com os sintomas da toxidade, florais tratam com o oposto, ou seja, inundam de luz um quarto escuro.
Eles Levam conforto ao aflito, levam flores para a alma.
Quer saber mais e aprender a cuidar das pessoas com as essências florais? Conheça meu curso de florais para iniciantes  aqui :http://san-baoh-terapias.coursify.me/courses/terapia-floral-on-line
Curso regristrado na  Biblioteca nacional e reconhecido pela ATH Associação dos terapeutas

Descrição:
Curso de Florais de Bach para iniciantes
Cuide de você, da sua família, dos seus clientes e até dos seus animais com florais de Bach.
Indicamos esse curso para todas as pessoas, que queiram se autotratar com um sistema terapêutico eficaz não-agressivo, isento de efeitos colaterais e contra-indicações.
Esta técnica terapêutica é fundamentada no trabalho de Dr. Edward Bach, médico inglês, que por volta de 1930, buscando a raiz do sofrimento humano e as verdadeiras causas dos desequilíbrios físicos e psíquicos, percebeu que o que determina tais doenças, muitas vezes, são as tendências emocionais desequilibradas no Ser.
“Assim sendo, sua visão filosófica entende o tratamento do doente e não da doença – da causa ao invés do efeito – Do TODO e não das partes.”
Quais são os requisitos?
.Idade mínima de 18 anos
A Quem se Destina Este Curso Completo
. O curso destina-se à todos os interessados (sem necessidade de conhecimento prévio ou ser da área da saúde), terapeutas, estudantes de naturologia, profissionais da saúde, psicólogos, psicopedagogos, enfermeiros, veterinários, fisioterapeutas, esteticistas, massoterapeutas, entre outros. O curso não exige graduação.
O que serei capaz de fazer depois deste curso?
Capacidade de conhecer , diagnosticar e prescrever florais, usando o complemento da terapia floral em seus atendimentos caso já atue na área holistica.
Qual é o público-alvo?
Pessoas interessadas em terapias alternativas
Conteúdo:
Introdução a terapia floral
Fundamentos da Terapia floral
Biografia do Dr Bach
As 38 Essências Florais Atuação dos florais
Preparação das fórmulas e sua administração às pessoas
A divisão dos sete grupos florais 
Afirmações
Diagnóstico diferencial ( pelos sintomas ) 
Modelo de como recomendar floral
Modelo de Anamnese infantil e adulto
Floral para animais
Diferenças entre a Terapia Floral e outras terapias
Como utilizar o florais de Bach
Essências florais que melhoram a conexão com a intuição 
Florais para os chakras
Diagnose e prescrição
Principais fórmulas de acordo com as patologias
Questionário - Floral de Bach
Sistema St Germain
Avaliação
Objetivos do Curso: Desenvolver e preparar profissionais com a capacidade de tratamento total do SER, como um todo. Preparar profissionais capacitados para suprir a grande carência na área de terapias complementares.

• Conheça nosso curso de formação de terapeutas com carga horária de 740 hs, 

" Se você não tiver tempo para cuidar da sua saúde terá que arrumar tempo para cuidar da sua doença. Invista em você mesmo."
*Curso livre regido pelas leis vigentes no Brasil , conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.



Postagens mais visitadas